Nesta terça-feira (29), um dia depois de a Renault fazer o lançamento oficial da picape Duster Oroch, a Fiat anunciou o nome de seu produto no mesmo segmento: Toro.
A palavra significa “touro” tanto em italiano, lingua natal da Fiat, quanto em espanhol, o que pode ser uma boa jogada de marketing para as vendas na América Latina. A picape média será fabricada em Goiana (PE) sobre a mesma plataforma do Jeep Renegade. O lançamento está marcado para fevereiro de 2016.
A Fiat resolveu inventar uma nova designação para a Toro: sport utility pick-up, gerando a sigla SUP (em SUV, o “v” é de vehicle). Obviamente, se for para levar isso a sério, a Oroch também é um SUP.
Informações de bastidores dão conta de que a Fiat pretendia lançar a Toro em outubro, mas acabou ultrapassada pela Renault e sua Oroch — no Salão de São Paulo de 2014, foram mostrados os conceitos dos dois modelos, e claramente a picape da Renault estava mais “pronta”. Atrasos de fornecedores acabaram por adiar a estreia para 2016.
Segundo o site Autos Segredos, a Toro terá capacidade de carga de 700 kg (flex) até 1 tonelada (diesel). Com entre-eixos aproximado de 2,90 m e comprimento de 4,90 m, a nova picape será ligeiramente maior que a Oroch, mas ainda menor que Chevrolet S10 e Ford Ranger. Sua carroceria monobloco mistura elementos do Renegade e da próxima geração do Jeep Compass. A suspensão é independente nas quatro rodas, com sistema multibraço no eixo traseiro.
CARRO ONLINE apurou que a Toro será oferecida em três pacotes de equipamentos, distribuídos em sete versões determinadas por motor, câmbio e tração. São eles: Urban, Adrenaline e Country. As opções de trem-de-força são 1.8 flex automático 4×2; 2.0 diesel manual ou automático 4×2; 2.0 diesel manual (seis) ou automático (nove marchas) 4×4.
E mais: CARRO ONLINE obteve, com exclusividade, uma lista de equipamentos das versões. Não foi possível confirmar a autenticidade dela, mas seus itens batem com apurações próprias sobre a Toro.
Urban 4×2 Automático (6 marchas) 1.8 16v E-Torq Flex
Alarme antifurto, alerta de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-braço com porta objetos, ar-condicionado, auxilio de partida em subida (HSA), banco do motorista com regulagem de altura, bolsa porta-objetos atrás dos bancos dianteiros, chave canivete com telecomando de vidros e portas, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, cinto de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia), direção elétrica Dual Drive, espelhos retrovisores externos elétricos com pisca-alerta lateral, ganchos de fixação de carga no interior da caçamba, grade de proteção do vidro traseiro, Isofix (fixação para assentos infantis), maçanetas e retrovisores externos de cor preta, parabrisa degradê, parassóis com espelhos de cortesia, piloto automático, protetor interno de caçamba, rádio integrado ao painel com MP3, CD, RDS, USB e comando de voz via Bluetooth, revestimento externo nas colunas das portas, rodas de aço aro 16 e pneus 215/60, sistema de áudio com seis alto falantes e antena, tampa traseira da caçamba bipartida, tomada de 12 volts, travas elétricas nas portas e tampa traseira, vidros elétricos nas 4 portas com one touch e anti-esmagamento, vidros verdes, volante com regulagem de altura e profundidade.
Adrenaline 4×2 Automático (6 marchas) 1.8 16v E-Torq Flex
Adrenaline 4×2 Manual (6 marchas) 2.0 16v Multijet Diesel
Itens da Urban, acrescentando: aletas para trocas de marcha no volante, banco do passageiro dianteiro dobrável e rebatível, controle de tração e estabilidade (ASR/ESC), controle eletrônico anti capotamento (ECR), faróis e lanterna traseira de neblina, luz diurna (DRL), iluminação de caçamba, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, rack de teto, rodas em liga leve aro 17 e pneus 215/60, sensor de estacionamento traseiro, sistema Uconnect de tela 5 polegadas touchscreen com comando de voz, tomada de 127 volts no console, volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e Bluetooth.
Country 4×2 Automático (6 marchas) 1.8 16v E-Torq Flex
Country 4×2 Manual (6 marchas) 2.0 16v Multijet Diesel
Country 4×4 Manual (6 marchas) 2.0 16v Multijet Diesel
Country 4×4 Automático (9 marchas) 2.0 16v Multijet Diesel
Itens da Adrenaline, acrescentando: alavanca do cambio com revestimento em couro, ar-condicionado automático digital dual zone, câmera de ré com visualização no sistema Uconnect, controle eletrônico de velocidade em descidas (HDC), espelho retrovisor interno eletrocrômico, protetor de cárter, seletor de tração para 5 tipos de terreno (apenas na 4×4), painel de instrumentos em TFT colorido de tela 7 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, retrovisores externos dobráveis eletricamente, sistema Uconnect de tela 5 polegadas touchscreen com navegador GPS, suspensão off-road elevada.
Colaborou: Claudio Luís de Souza