Recém-apresentada na Europa com motorização elétrica, nova geração está confirmada para o Brasil
Fora do mercado brasileiro desde 2018, o Fiat 500 volta ainda este ano, em uma nova geração que traz como destaques a motorização elétrica e o sistema de direção semiautônomo.
Revelado nesta semana na Europa, o novo 500 é apontado pela Fiat Chrysler Automóveis como o primeiro modelo do grupo criado do zero para ser um veículo elétrico. Apesar de manter o mesmo visual básico da geração passada, o carro novo é 6 cm mais largo e longo e tem entre-eixos 2 cm mais longo, o que garantiu um ganho no espaço na cabine.
O conjunto mecânico traz um motor elétrico de 118 cv, que permite ao hatch acelerar de 0-100 km/h em nove segundos, atingindo 150 km/h de velocidade máxima. O conjunto de baterias de íons de lítio tem capacidade de 42 kWh e oferece autonomia de até 320 km com uma carga (ciclo WLTP).
O modelo conta com três modos de condução. O modo Sherpa altera os parâmetros do veículo para reduzir o consumo de energia ao mínimo, limitando a velocidade máxima a 80 km/h e desativando o ar-condicionado e o sistema de aquecimento dos bancos. O modo Range permite dirigir usando apenas o pedal do acelerador, já que o sistema de regeneração de energia consegue desacelerar o veículo quase completamente sem o uso do freio. Há ainda o modo Normal, que libera uma experiência mais próxima de um veículo a combustão.
Outro destaque do novo 500 está no sistema de direção semiautônomo que, segundo a Fiat, é o primeiro oferecido em um carro do segmento. Ele trabalha em conjunto com o controlador automático de velocidade adaptativo e ao sistema de câmera frontal e sensores de 360°.
O sistema multimídia é o novo UConnect 5, que traz tela de 10,25″ e permite a oferta de serviços como a chamada automática para serviços de emergência e o rastreamento, modelo parecido com o oferecido no Brasil por marcas como a Chevrolet (OnStar) e a Ford.