Nova plataforma foi desenvolvida integralmente pela fabricante italiana em Maranello

 

 

A Ferrari revelou detalhes do chassi e os principais componentes do Elettrica, seu primeiro modelo elétrico. O novo projeto conta com mais de 60 patentes da empresa, com soluções criadas integralmente pela fabricante italiana.

 

 

A arquitetura possui um chassi de entre-eixos curto, trazendo posição avançada do motorista e centro de gravidade 80 mm mais baixo em relação a um modelo equivalente a combustão. O conjunto utiliza 75% de alumínio reciclado na estrutura e na carroceria. A bateria tem densidade energética de 195 Wh/kg e é um componente estrutural posicionado para minimizar a inércia e melhorar a rigidez.

 

 

Uma das novidades da nova plataforma é o subchassi traseiro, que traz novas buchas e estrutura para controlar ruído, vibração e aspereza, sem reduzir a precisão. Essa configuração permite redução de massa e mais facilidade de manutenção dos componentes do eixo traseiro, do sistema de suspensão e módulos da bateria.

Na mecânica, o Elettrica vai ter dois eixos elétricos, cada um equipado com motores síncronos de ímãs permanentes e tecnologia da F1. O eixo dianteiro terá 286 cv de potência e pode ser desacoplado para deixar o veículo com tração traseira. Já o eixo traseiro entrega até 843 cv no modo Performance Launch.

 

 

Com uma bateria de capacidade bruta de 122 kWh e tensão máxima de até 880 V, a potência combinada total é superior a 1.000 cv no modo boost, fazendo a aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 s com velocidade máxima de 310 km/h.

Outra novidade da nova plataforma é a suspensão ativa de terceira geração, que utiliza novos amortecedores mais leves e controle independente de forças verticais em cada roda. Há ainda vetorização de torque individual, melhorando a precisão e estabilidade.

 

 

Segundo a Ferrari, a apresentação completa do design interno e o lançamento mundial do Elettrica vão acontecer ao longo de 2026.

 

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