A Ferrari está se preparando para entrar em uma nova era com seus esportivos. Segundo o Automotive News, a marca italiana pretende reduzir as emissões de gás carbônico de seus esportivos em 20% até 2021, e, para tanto, os modelos com motor V12 passarão a contar com o auxílio de motor elétrico, enquanto os V8 serão sobrealimentados.
Em entrevista com o noticioso, o diretor de powertrain (conjunto motor e câmbio) da marca italiana, Vittorio Dini, afirmou que “nossa média atual de emissão de CO2 por quilômetro é de 270 gramas. Queremos utilizar todas as tecnologias disponíveis que temos para reduzir a emissão em 3% a cada ano, o que significa aproximadamente 20% de redução até 2021”. Ainda conforme a notícia, a Ferrari já reduziu a emissão de gás carbônico em 40% se comparado a 2007, ano em que a média era de 435 g/km.
De acordo com Dini, todos os motores V8 da marca Ferrari utilizarão turbo, como uma alternativa para reduzir o deslocamento do motor e gases poluentes. Exemplo de tal tecnologia pode ser observada na nova Ferrari California T. Seu 3.9 V8 turbo gera 552 cavalos de potência e emite apenas 250 g/CO2 por km, enquanto o antigo propulsor 4.3 V8 aspirado gerava 485 cv e 299 g/CO2 por km.
No caso do motor V12, a redução: enquanto o 6.3 V12 da Ferrari Enzo gerava 660 cv e 545 gramas de gás carbônico por km, a LaFerrari (com um motor V12 e outro elétrico) gera 963 cv e apenas 330 g/C02 por km.