Enquanto curtíamos a folia aqui no Brasil, a Ferrari apresentou na última segunda-feira (8) um novo modelo, o GTC4Lusso. Ele pode parecer um mero facelift da FF, a Ferrari familiar que logo será aposentada, mas traz várias inovações. O nome meio chato (que abreviaremos para Lusso) é referência a modelos antigos, como o 330 GTC e o 2+2 (dois lugares traseiros menores) 330 GT; e também ao 250 GT Berlinetta Lusso. O número 4 é uma alusão aos quatro lugares na cabine, mas também poderia se referir à tração integral.
Programada para fazer sua estreia durante o próximo Salão de Genebra, na Suíça, em março, a GTC4Lusso manteve o design mais “civil” herdado da FF, assumindo ainda mais o estilo shooting brake (perua alongada), com cabine para quatro ocupantes (os dois assentos traseiros são individuais). Quanto ao visual, pouco mudou em relação à FF: a frente ganhou faróis e parachoque redesenhados, a lateral conta agora com saídas de ar segmentadas e a traseira possui lanternas duplas.
No geral, a impressão é de que os detalhes aplicados na GTC4Lusso a deixaram com um aspecto mais agressivo do que as formas arredondadas da FF, que eram mais amigáveis.
Sob o capô, o motor que a impulsiona é o mesmo 6.3 V12 aspirado da FF, só que desta vez calibrado para gerar 689 cv e 71 kgfm de torque, ante 660 cv e 69,7 kgfm. E assim como a predecessora estreou a tração integral da Ferrari, a GTC4Lusso (que, como dissemos, manteve a tração integral) trará pela primeira vez a tecnologia de esterçamento nas quatro rodas. O inédito recurso promete atribuir um comportamento dinâmico ainda mais afinado e preciso ao modelo, sobretudo contando com a ajuda do sistema de suspensão adaptativo.
Não há mais informações detalhadas sobre o trem-de-força da GTC4Lusso, mas ao que tudo indica os engenheiros da Ferrari mantiveram a transmissão de dupla embreagem de sete velocidades da FF.
O interior da nova Ferrari também recebeu alterações em relação à FF. O volante, por exemplo, está mais compacto, e o destaque é a inédita central multimídia de 10 polegadas com tela sensível ao toque no console central da cabine.