Novo circuito foi feito para avaliações dinâmicas de conforto e desempenho
A Ferrari concluiu, em menos de quatro meses, a construção da e-Vortex, sua nova pista de testes localizada ao lado do circuito de Fiorano, em Maranello, na Itália. O novo circuito possui cerca de 1,9 km de extensão e área total de 37 mil m², servindo para validação dos esportivos saídos da linha de produção da marca italiana.
A pista possui setores para diferentes testes, permitindo medições que podem ser reproduzidas em diversos cenários. O traçado inclui duas curvas de raio longo com inclinação e desnível longitudinal, uma reta central de 600 metros e uma sequência de curvas feitas para analisar o comportamento dinâmico dos veículos.
O composto que reveste o piso do circuito foi desenvolvido internamente pela Ferrari, permitindo avaliar com precisão parâmetros de conforto e desempenho, incluindo ruído, vibração e aspereza (NVH).
Além da pista, o centro de testes também inclui uma oficina de 1.000 m², voltada para inspeções estáticas e ajustes específicos dos veículos, agilizando o processo de testes e revisão.
Segundo a Ferrari, com a e-Vortex a fabricante poderá transferir os testes de validação feitos em estradas públicas para o ambiente controlado da pista, possibilitando avaliações mais objetivas e acelerando o diagnóstico de anomalias.




