Projeto-piloto na rede Jeep vai avaliar veículos com prazos expirados mesmo antes da quarentena
A FCA estuda uma modalidade de revalidação de prazos de garantia expirados para os veículos da fabricante. Um projeto-piloto deverá ser lançado a partir do próximo mês na rede Jeep, a fim de avaliar e colher informações sobre este serviço. Quando implementada (após a fase de testes), a revalidação poderá ser estendida para demais marcas do grupo no País (Fiat, Chrysler e RAM).
O plano foi adiantado pelo diretor da Mopar, Luís Santamaria, responsável pela área de Serviços e Pós-Vendas da FCA. O foco desta ação, esclarece o executivo, não é necessariamente para clientes que perderam a garantia no período de quarentena – estes tiveram o prazo prorrogado, inicialmente, em até 2 meses (contados a partir de 20 de março, com término previsto para 20 de maio). “Se necessário, poderemos rever uma nova data”, explica Santamaria.
Ainda em estudos e sem valores definidos, o programa de revalidação de garantia terá como objetivo trazer de volta à rede de concessionárias da marca os clientes que porventura tenham deixado o prazo de manutenção expirar, antes mesmo do avanço da pandemia. “Será feita a avaliação [da manutenção do veículo] por meio de um criterioso check-list técnico”, adianta.
“Com a revalidação, o cliente que perdeu a manutenção poderá fazê-la e manter a garantia. Entre outras vantagens, isso vai garantir melhor valor de revenda para o carro no futuro”, explica o diretor da Mopar.
Venda online
Com a quarentena, a Mopar diz ter acelerado a implementação de lojas virtuais para venda de peças e acessórios das concessionárias. Na rede Jeep, antes da pandemia havia 33 concessionárias ativas nesta modalidade; hoje, já são 55. Na Fiat, o número saltou de 42 para 67 lojas virtuais de componentes.
“Criamos pacotes de peças e oferecemos novos componentes, como filtros de cabine mais eficientes contra vírus e bactérias”, diz Santamaria.
Fotos: Arquivo