Montadora chinesa tem dívidas de US$ 1,4 bilhão
Tudo indica que a Neta Auto, que até tentou se estabelecer no Brasil, vai fechar as portas. Apos uma série de problemas na produção de veículos, greves e dificuldade com fornecedores a Neta será uma das primeiras marcas chinesas e desistir do negócio. Todavia, a montadora, que tem dívidas de US$ 1,4 bilhão, cerca de R$ 8 bilhões, disse que a remoção da logo foi por conta do contrato de locação do imóvel, visto que a marca irá utilizar um novo endereço, que ainda não foi divulgado.
Vale lembrar que tudo começou no final do ano passado, quando a Neta começou a diminuir a produção depois de uma queda no número de veículos vendidos na China. A queda é resultado de um problema no processo produtivo o que afetou as cadeias de fornecimento. Com isso, a empresa foi contraindo dívidas enquanto o consumidor se afastava dos concessionários. Por conta disso, a empresa começou a negociar com fundos econômicos de fora da China para conseguir capital emergencial. Todavia, a companhia colapsou em janeiro desde ano, quando teve queda de 98% das vendas, indo de 18 mil unidades para 400 unidades licenciadas no primeiro mês do ano.
Por aqui, a Neta desembarcou em agosto do ano passado com os elétricos Aya e X com preços de R$ 133.900 e R$ 209.900, respectivamente. Ao todo, 46 unidades dos veículos foram vendidas do lançamento até agora no Brasil, segundo a Fenabrave.
Ademais, a Neta ainda enfrenta processo judicial na China, segundo sites chineses. Com isso, a Hozon Auto, que controla a Neta, enfrenta uma revisão de falência. Ainda de acordo com os jornalistas chineses a empresa sofre na justiça com uma agência de publicidade, visto que a marca não arcou com US$ 730 mil, aproximadamente R$ 4,1 milhões, por serviços realizados entre 2022 e 2023. Além deste processo, a Neta ainda tem 400 disputas na justiça e 90 processos de execução. A marca também tem reduzido a folha salarial em até 75%.