Localizada em Pacheco, fábrica irá operar com energia 100% renovável
A Ford anunciou o início dos testes da fábrica que será responsável pela fabricação da Nova Ranger, que será lançada no segundo semestre de 2023 para atender mercados da América do Sul. Construída em uma área com mais de um milhão de metros quadrados, o espaço abrigará todas as etapas do processo de manufatura, como estamparia, carroceria, pintura e montagem final, além da unidade de motores e áreas administrativas.
Segundo o Presidente da Ford Argentina, Martin Galdeano, a nova fábrica se equipara às mais modernas da Ford espalhadas pelo mundo. “A Nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões, aplicado em grande parte na transformação completa da planta de Pacheco, para se equiparar às fábricas mais modernas da Ford no mundo, não só em termos de qualidade e eficiência mas também de ergonomia para os operadores”, diz Martin.
O novo espaço poderá fabricar cerca de 110 mil veículos anualmente, número que representa um aumento de 70% em relação ao anterior. A nova linha de montagem terá 2 km e contará com transportadores aéreos automáticos, autônomos e que podem ser controlados sem a necessidade de fios. Na área de estamparia, estarão disponíveis prensas de alta velocidade com capacidade para até 2.500 toneladas.
Na parte de carrocerias, 318 novos robôs inteligentes poderão realizar 95% dos pontos de solda da carroceria de forma automática. Novos dispositivos geométricos garantem a aplicação da solda nos pontos exatos e também podem controlar a estabilidade dimensional da carroceria com o auxílio de câmeras de alta precisão.
As linhas de produção terão mais de mil câmeras e sensores monitorados em tempo real, que usam a inteligência artificial para garantir um alto padrão de qualidade do produto final. Outras novidades são o sistema automático de controle de ferramenta de torque, sistema de escaneamento 3D para o controle dimensional de peças e 81 dispositivos inteligentes para configuração e testes.

