Fábrica de motores Renault

Fábrica produz atualmente três famílias de motores e exporta para Colômbia, Argentina e Turquia

A Renault comemora 20 anos de produção de sua fábrica de motores em Curitiba (PR), integrante do chamado Complexo Ayrton Senna. Inaugurada em 1999, a unidade já produziu mais de 4 milhões de motores, sendo que cerca de 40% desse volume foi destinado à exportação. Atualmente, a planta produz três famílias de motores e possui capacidade produtiva de 600 mil unidades por ano, exportando motores para a Colômbia e Argentina e componentes para a Turquia.

Na época da inauguração, que ocorreu em 2 dezembro de 1999, a capacidade produtiva era de 280 mil unidades por ano, incluindo os motores 1.6 16V que equipavam Scénic, Clio e Clio Sedan. No ano seguinte começava a produção do 1.0 16V do Clio e, em 2002, era a vez dos motores 1.0 8V e 16V, além do 1.2 16V para exportação.

Em 2016 teve início a modernização dos motores com a produção da linha SCe (Smart Control Efficiency) com as opções 1.0 SCe e 1.6 SCe, além de uma expansão no ano seguinte para a construção de novas linhas de usinagem. Isso permitiu aumentar a produção local de componentes do motor, como virabrequim, cala e suporte.

 

Leia mais

 

Renault Duster recebe modificações e vira Papamóvel

Avaliação: Renault Logan Iconic CVT realiza renovação tardia

Renault apresentará SUV subcompacto na Índia em 2020

Share This