Expoclassic 2024 destaca caminhão Hurricane 95 feito em 1986 - Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Expoclassic 2024 destaca caminhão Hurricane 95 feito em 1986 – Foto: Diego da Rosa/Divulgação

 

Evento que ocorrerá entre 16 e 18 de agosto no RS terá caminhão de bombeiros como carro-destaque

 

A Expoclassic 2024 ocorrerá de 16 a 18 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), com previsão de reunir 1.100 veículos fabricados há 30 anos ou mais, entre carros, motos, ônibus e caminhões. A realização é do Veteran Car Club Novo Hamburgo.

O “carro-destaque” desta edição será o caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane 95, fabricado em 1986 pela montadora E-One. O caminhão tem um motor V8 de 12,1 litros com 475 cv de potência e 30 toneladas de peso, além 14,5 metros de comprimento, 2,74m de largura, 3,65m de altura, conta com escada mecanizada de 29 metros que pode alcançar a altura de um prédio de 11 andares.

Expoclassic 2023 - Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Expoclassic 2023 – Foto: Diego da Rosa/Divulgação

 

Motororização

Na hora de acelerar este gigante, entra em ação o V8 Detroit turbodiesel de 12,1 litros, capaz de produzir 475 cv de potência e 180 kgfm de torque. O motor é responsável não apenas por movimentar o veículo, mas também a bomba hidráulica da escada e a bomba d’água, disponibilizando duas saídas de força para conectar as bombas.

O V8 está acoplado à transmissão automática Alisson com 5 velocidades à frente, mais a marcha à ré, contando com uma caixa de torque que garante toda a força necessária para esticar a escada. A tração é feita por meio das 4 rodas traseiras.

Hurricane 95 como carro-destaque na Expoclassic 2024 - Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Hurricane 95 como carro-destaque na Expoclassic 2024 – Foto: Diego da Rosa/Divulgação

 

O veículo é equipado, ainda, com um gerador a diesel integrado, tomadas de 115V em todo o seu perímetro e na plataforma, bem como refletores no seu entorno. Não bastasse o ótimo estado de conservação, em 2001 este exemplar recebeu importantes atualizações nas sinalizações, com a substituição das lâmpadas halógenas por outras mais modernas, em LED.

 

História

Um peso-pesado de respeito, o Hurricane 95 pertence a um sócio do Veteran Car Club Novo Hamburgo. A frota conta 10 veículos e no início, era focada em modelos militares, porém, acabou mudando para veículos de emergência e de combate a incêndio.

O dono foi aos Estados Unidos para procurar modelos de caminhão de bombeiros equipados com escada em diferentes leilões. Em Fevereiro de 2022, achou o Hurricane 95 no Estado de Ohio, na cidade de Aurora, com 1.799 habitantes. Após o lance vencedor, recebeu um treinamento completo dos bombeiros do “Aurora Fire Dept.” para aprender a operá-lo.

Cabine do Hurricane 95 - Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Cabine do Hurricane 95 – Foto: Diego da Rosa/Divulgação

 

De lá, o próprio dono dirigiu o Hurricane 95 por uma distância de 560km até o porto de Baltimore, Maryland, para embarcar o caminhão em um navio com destino ao Brasil. Foram 7 meses para o veículo chegar em solo brasileiro, quando todo o processo de importação foi concluído.

Em outubro de 2022, o Hurricane 95 chegou ao Brasil e o dono percorreu mais 740 km com o caminhão do Porto de Paranaguá, no Paraná, até Porto Alegre.

 

Operacional

Hurricane 95 ao lado de um caminhão Iveco - Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Hurricane 95 ao lado de um caminhão Iveco – Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Como a manutenção feita pelas corporações norte-americanas é rigorosíssima, o veículo está em perfeitas condições operacionais. Trata-se de uma plataforma de 29 metros que, com a escada estendida, alcança uma altura equivalente a um prédio de 11 andares, o que impressiona mesmo quando colocado ao lado de equipamentos mais modernos, como a Magirus de 55 metros (o equivalente a um edifício de 18 andares) de um dos caminhões Iveco adquiridos em 2022 pelo governo gaúcho para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

Porém, um importante diferencial em relação aos modelos europeus é o chamado ‘‘envelope completo’’, o que significa dizer que a escada pode ser completamente estendida para qualquer lado, seja para frente, para trás ou laterais, podendo também ficar em posição reta para cima ou, ainda, encostar no chão com carga plena.

O caminhão conta, também, com uma linha d’água telescópica, que corre sob a escada, bem como um hidrante e um canhão d’água. É possível operar esse canhão d’água do solo, por telecomando. Nas situações em que a plataforma encosta no andar mais alto, também pode ter uma mangueira conectada para que os bombeiros acessem o interior do prédio e combatam o fogo com maior proximidade e eficiência.

Um detalhe é que o Hurricane tem um tanque d’água com apenas 1.000 litros, volume que muitas vezes é suficiente para extinguir pequenos focos de incêndio. Entretanto, o propósito de um caminhão-escada é justamente fazer resgates em locais altos. Por isso, nos Estados Unidos, esse veículo anda com um esquadrão completo, formado também por um caminhão-bomba e um caminhão-pipa, que são conectados ao Hurricane para fornecer toda a água necessária. Outro diferencial é permitir que uma mangueira rígida seja submersa em um açude ou rio, bombeando água para apagar as chamas.

Diego da Rosa/Divulgação

 

O caminhão de bombeiros foi fabricado pela empresa norte-americana Emergency One Inc. Sediada na Flórida, é especializada na produção de veículos pesados de emergência e desenvolve a grande maioria dos componentes dos seus modelos, inclusive o chassi, específico para esta aplicação.

 

Capacidade para 6 bombeiros

O modelo leva dois bombeiros na cabine traseira e mais quatro na dianteira. Tudo foi cuidadosamente projetado para garantir a segurança e a rapidez de operação. Mesmo tendo 38 anos de idade, traz de fábrica soluções que até hoje podem ser consideradas modernas para os padrões brasileiros, como intercomunicadores em cada posto de trabalho, incluindo cabine, base da escada e topo da plataforma, possibilitando que os combatentes troquem informações de forma muito clara.

Diego da Rosa/Divulgação

 

Os assentos, por exemplo, têm espaço para encaixar o tanque de ar dos bombeiros, permitindo que já saiam devidamente equipados do veículo. Possui, também, uma linha de ar e cilindros na escada para que os ocupantes da plataforma respirem por longo período sem a necessidade de trocar ou carregar o seu cilindro.

Confira a ficha técnica do caminhão de bombeiros.

 

FICHA TÉCNICA

Modelo: E-One Hurricane 95 Aerial Platform
Ano de fabricação: 1986
Fabricante: E-One (Emergency One Inc.)
Motor: V8 de 12,1 litros Detroit 8V92TA
Potência: 475 cv
Torque: 180 kgfm
Transmissão: automática Alisson HT740, com 5 marchas à frente e uma à ré
Tração: ocorre por meio das 4 rodas traseiras
Direção: hidráulica
Capacidade de passageiros: o modelo leva dois bombeiros na cabine traseira e mais quatro na dianteira
Rodas e pneus: 14/80 R20 na dianteira e 10R20/16 na traseira (rodado duplo nos dois eixos traseiros)
Comprimento: 14,5 metros
Altura: 3,65 metros
Largura: 2,74 metros
Comprimento máximo da escada: 29 metros (95 pés)
Tanque de combustível: 190 litros
Tanque de água: 1.000 litros
Bomba d’água: da marca Hale, tem capacidade para bombear 5.870 litros por minuto
Peso Bruto Total (PBT): 30.073 kg
Velocidade máxima: 109 km/h (limite de segurança)

Fonte: E-One (Emergency One Inc.)

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