Fora de linha desde 2021, hatch terá serviço oficial de conversão oferecido pela empresa Kinto, da Toyota
Recém-lançado na Argentina, o Etios Aibo é uma versão transformada em furgão para fretes de curta distância. Produzido no Brasil, o modelo também estará disponível por aqui, mas não como um veículo zero-quilômetro. A conversão poderá ser realizada em Etios usados por meio da Kinto, empresa de mobilidade da Toyota.
Como a comercialização do Etios no Brasil foi encerrada em março de 2021, a marca adaptou a estratégia para negociar o furgão por meio do serviço Kinto One Fleet, que faz a terceirização e gestão de frotas corporativas. O objetivo da marca é que o pequeno furgão seja utilizado por clientes frotistas de pequeno porte.
Segundo a empresa, a conversão dos Etios usados em furgões será oferecida inicialmente no estado de São Paulo. Os preços para o Etios Aibo via Kinto não foram anunciados e poderão variar conforme o período de meses (1 a 3 anos) e pacote de franquia de rodagem mensal (de 1.500 km a mais de 4.000 km) contratados. Clientes interessados podem procurar uma concessionária Toyota que conte com o serviço disponível ou consultar o site oficial da Kinto.
Como é o Etios Aibo furgão
O Toyota Etios Aibo possui apenas os dois bancos dianteiros e adesivos opacos nos vidros de trás. Toda a seção traseira foi convertida em compartimento de carga, o que incluiu a remoção do banco inteiriço e da cobertura do porta-malas. O furgão recebeu piso plano preparado para o transporte de carga e grades de proteção nas janelas traseiras e atrás dos bancos. A capacidade de carga é de 450 kg (o que inclui o peso de motorista e passageiro, vale lembrar).
O motor é 1.5 somente a gasolina (na Argentina), com 103 cv de potência e 13,9 kgfm de torque, e está acoplado ao câmbio manual de seis marchas. Apesar da proposta voltada ao trabalho pesado, o Etios Aibo argentino possui lista de itens de série recheada, com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, tampa traseira com trava elétrica, quadro de instrumentos digital, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, dois airbags, vidros elétricos dianteiros, luzes halógenas de rodagem diurna e até sistema de som com Bluetooth.
Fotos: Divulgação