A gama Etios, da Toyota, está prestes a ganhar um novo integrante. O Etios Cross chega às lojas no próximo dia 18 trazendo um visual diferenciado, no qual destacam-se o novo desenho dianteiro e os apliques laterais. O conjunto mecânico, porém, não recebeu nenhuma mudança. Baseado na versão topo de linha XLS, o Cross é equipado com motor 1.5 flex com 96,5 cv e 13,9 mkgf (ambos com etanol) e câmbio manual de 5 marchas.
Na dianteira, o destaque é a nova grade, que traz uma moldura incorporada e confere um design totalmente distinto ao hatch. Além disso, o Etios Cross também traz outra alteração em relação ao modelo convencional: as luzes dos piscas foram deslocadas dos faróis para a parte inferior do para-choque. E mais: o “aventureiro” também conta com luzes repetidoras dos piscas nos retrovisores. Apliques na cor preta acompanham toda a lateral do veículo e um rack de teto (capaz de acomodar até 50 kg de volumes) completam o visual.
Por dentro, a novidade traz as mesmas mudanças exibidas nas demais versões do carro (exceto a de entrada), ou seja, painel com acabamento preto e nova iluminação do quadro de instrumentos. Os bancos têm revestimento exclusivo e o acionamento elétrico dos retrovisores é equipamento de série na versão. Freios com ABS e duplo airbag também já vêm de fábrica.
Mas, embora a Toyota apresente o Etios Cross como um modelo “aventureiro”, a versão não traz qualquer mudança na parte mecânica. Suspensão, freios, rodas e até pneus são idênticos aos dos demais. A altura do veículo não foi alterada, segundo um executivo da empresa, para “não prejudicar a dirigibilidade do carro, que é um dos seus pontos fortes”. O Toyota Etios Cross custará R$ 45.690, não terá opcionais e a expectativa da fabricante é comercializar 300 unidades por mês.