O mercado de carros usados e seminovos não enfrenta a mesma crise dos zero-quilômetro. O preço mais realista após alguns anos de desvalorização atende ao cliente que procura um carro equipado, mas que não conseguiria comprar mais do que uma versão intermediária de um hatch de entrada.
O carro mais vendido no Brasil, hoje, é o Chevrolet Onix. Sua versão intermediária, a 1.4 LT, custa R$ 46.690, sem opcionais. O desafio aqui é encontrar carros usados e seminovos muito mais completos e maiores que o líder do mercado, e que custem no máximo o mesmo que ele.
Vamos lá?
CHEVROLET COBALT 2013
Sedã com bom espaço interno, equipado com motor 1.8, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e direção hidráulica, tem preço de R$ 31.685 na Tabela Fipe (pesquisa da CARRO ONLINE encontrou preços na faixa dos R$ 33 mil para unidades com cerca de 40 mil km).
HONDA CITY 2012/13
Outro sedã interessante é o Honda City, automático, com motor 1.5 e itens de série parecidos com os do Cobalt citado acima. Encontramos unidades com cerca de 60 mil km por valores parecidos com os R$ 43.975 da Fipe.
HONDA CIVIC 2011
No segmento de sedãs médios, a proposta é o Honda Civic 2011, dotado de motor 1.8, câmbio automático e com cerca de 70 mil km. O carro tem ar-condicionado, vidros e travas elétricos, bancos de couro (dependendo da versão), volante com regulagem de altura, entre outros itens. O preço médio na Fipe é de R$ 42.761.
TOYOTA COROLLA 2011
O sedã médio líder do segmento, dotado de itens de série parecidos como o do Civic acima e com cerca de 55 mil km rodados, motor 1.8 e câmbio automático, aparece por R$ 44.169 na Fipe e cerca de R$ 45 mil no mercado.
FORD ECOSPORT 2012
Um SUV bem acessível é o Ford EcoSport de primeira geração. Dotado de motor 1.6, câmbio automático, bons itens de série e com 50 mil km rodados, surge por R$ 36.005 na Fipe (ano-modelo 2012). Uma busca cuidadosa vai encontrar unidades ainda mais baratas.
FIAT IDEA 2014/15
O monovolume da Fiat é opção para quem gosta de carros mais altinhos, mas não precisa de um SUV. Com bom espaço interno, itens de série como ar-condicionado. vidros e travas elétricos e direção hidráulica, o modelo seminovo tem preço médio de R$ 42.841 na Fipe; é possível encontrar unidades com menos de 40 mil km rodados sendo vendidas na casa dos R$ 39 mil.
VOLKSWAGEN FOX 2012/13
Quem quiser ficar mesmo no segmento dos hatches pode procurar um Volkswagen Fox 1.0, dotado de direção hidráulica, vidros e travas elétricos, ar-condicionado, entre outros itens, pelo preço médio de R$ 28.749 na Fipe. CARRO ONLINE encontrou unidades com cerca de 50 mil km rodados.
HYUNDAI HB20 A/T 2013
Outro hatch bacana é o Hyundai HB20, com motor 1.6 e o desejado câmbio automático — além de itens como direção hidráulica, ar-condiconado, vidros e travas elétricos, bancos com regulagem de altura, entre outros. O preço médio na Fipe é de R$ 40.479, e o mercado está praticando um valor bem próximo a este. CARRO ONLINE encontrou ofertas de carros com 37 mil km rodados.
VOLKSWAGEN GOL 2014/15
Outra boa opção no segmento de hatches de entrada é o Gol equipado com motor 1.0 e os mesmos itens do Fox. Na Fipe, o preço é de R$ 29.419. Encontramos unidades com menos de 30 mil km (uma delas com 14 mil km) rodados por preços abaixo disso.
FIAT PUNTO 2013/14
A Fipe traz o preço de R$ 36.657 para o Punto, que em nossa pesquisa no mercado apareceu por preços semelhantes com cerca de 36 mil km rodados e bons itens de série — como ar-condicionado, travas e vidros elétricos, direção hidráulica, sensor de estacionamento, volante com regulagem de altura, entre outros.
LEMBRETE
É preciso ressaltar que a manutenção e o seguro de carros maiores e de segmentos mais caros, mesmo que sejam mais velhos, costumam custar mais que a de um carro de entrada novo. Por isso é necessário avaliar se a soma de todos os custos vale ou não a pena. No entanto, nas opções de usados/seminovos citadas nesta reportagem, a diferença não deve ser tão grande. E, claro, o grosso da desvalorização já aconteceu. Esse dinheiro você não perde mais!