
Isso ocorre porque os chicotes, junto com os módulos eletrônicos, atuam no gerenciamento do sistema de injeção, transmissão, painel de instrumentos, controle de tração, central multimídia, carregador wireless, entre outros. Ou seja, quanto mais equipamentos e opcionais o veículo tiver, maior será a necessidade de cabos e chicotes. A Aptiv, empresa que produz chicotes elétricos, explica que um veículo possui, em média, 700 m de cabo.
Além disso, todo o chicote é separado por cores, que são determinadas conforme padrões estabelecidos pelas montadoras. A cor, em geral, está relacionada à função que ele exerce. Nos veículos elétricos, contudo, a regra é adotar chicote com a cor laranja para cabos de alta voltagem.
Outra curiosidade é que, com as novas tecnologias de carros autônomos e elétricos, a demanda por sistemas mais sofisticados aumentou, além da necessidade de cada vez mais fios para conectar todos eles. Em um modelo com nível de automação 4, por exemplo, é possível notar quantidades superiores a 1.000 circuitos nos chicotes de um único veículo.
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