Você viu aqui no CARRO ONLINE que a Hyundai está crescendo no mercado brasileiro em meio a tempos difíceis para a indústria automotiva. Assim como as outras — poucas — marcas que também colhem bons resultados em 2015, a estratégia da sul-coreana é baseada em, praticamente, um único produto: o HB20.

O compacto começou em quarto lugar entre os mais vendidos do Brasil neste ano e, em março, entrou no pódio em terceiro e não saiu mais de lá. Após a sua reestilização em setembro (que forçou promoções para acabar o estoque do visual antigo), o HB20 teve ainda mais fôlego para fazer a Hyundai ultrapassar a Ford como quarta maior fabricante de veículos do país em outubro.

Após a atualização, a gama do Hyundai passou a ostentar a nova identidade visual da marca, com a grade trapezoidal mais robusta à frente, conjunto óptico com projetores mais destacados e lanternas redesenhadas; no trem-de-força, um novo câmbio manual e automático de seis marchas. O pacote completo, no entanto, restringiu-se apenas à versão 1.6. O modelo de entrada tricilíndrico só ganhou a nova grade.

Mudanças no HB20 1.0 só estão na frente. Atrás, lanternas não mudaram

Mas, em seu lançamento, a fabricante insistiu que o motor Kappa 1.0 recebeu melhorias pontuais para ficar mais econômico. Portanto, decidimos colocá-lo lado a lado com outro compacto cujo mote também é a eficiência energética: o Fiat Uno Evolution 1.4, o único do segmento equipado com a tecnologia start-stop.

Apesar de ter passado por um facelift (bem sutil) no ano passado, quando foi lançada essa versão Evolution, o visual do Uno precisa de uma renovação mais profunda — é o mesmo desde 2010. Neste aspecto, o HB20 já parte com uma vantagem no comparativo, ainda que a Hyundai tenha sido bem econômica nas alterações no modelo de entrada.

MELHORA COMPROVADA
Em relação à economia de combustível, os SUL-coreanos de fato tinham razão. Em nossos testes, o HB20 2016 está mais parcimonioso com o etanol do que o modelo anterior. A diferença é pequena, mas ao rodar na cidade ele obteve média de 9,2 km/l, ante aos 9 km/l do antecessor. Na média ponderada entre cidade e estrada, a vantagem se manteve a mesma, de 0,2 km/l (10,7 km/l e 10,5 km/l).

Interior do HB20 é mais refinado, transmite mais qualidade

Quando comparado ao rival de Betim (MG), o novo HB20 também mostra superioridade. O benefício da tecnologia start-stop (que desliga o motor ao parar em semáforos ou no trânsito) e o indicador de marchas do computador de bordo fazem o Uno Evolution ser mais econômico na cidade, como se poderia imaginar. Na estrada, porém, ainda que ele tenha um motor maior e mais potente (são 88 cv contra 80 cv do HB20), o que faz supor menor esforço, e portanto menos combustível gasto em velocidades mais altas, o Fiat foi significativamente mais beberrão, a ponto de deixar o concorrente à frente na média ponderada.

Em números, tivemos o seguinte: com o start-stop ligado, o Uno Evolution roda 9,6 km/l na cidade (desligado, são 8,8 km/l); já na estrada são 11,2 km/l (ante 12,6 km/l do HB20). Na média, o resultado é de 10,3 km/l para o Uno e 10,7 km/l para o HB20, sempre com etanol. Com isso, a autonomia do Fiat é de 494 km com um tanque cheio, e a do HB20, 535 km.

EQUIPAMENTOS PODEM PESAR
Se a disputa pela eficiência energética é acirrada, o nível de equipamentos dos dois pode pender a balança para o carro mineiro. A versão intermediária do HB20, a Comfort Plus, parte de R$ 39.995. Neste preço estão inclusos ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional e rádio com entrada USB. É uma lista interessante, mas que fica devendo na comparação com o rival.

Versão Evolution do Uno parte de R$ 41.870

Por R$ 41.870, o Uno Evolution oferece, além dos mesmos itens citados, faróis de neblina e volante com ajuste de altura. O computador de bordo dele também é muito mais atraente e mais completo que o do HB20. Trata-se de uma tela de LCD no quadro de instrumentos, cujas funções são acionadas por botões no volante, trazendo além das informações básicas sobre a viagem (consumo, autonomia etc.) um velocímetro digital e outras funções personalizáveis.

Ambos têm preços parecidos para a manutenção básica. O pacote de filtros, pastilhas de freio dianteiras e velas sai por R$ 303 para o Fiat e R$ 338,74 para o HB20. A Hyundai compensa no plano de revisões programadas: as três primeiras totalizam R$ 992, enquanto na Fiat o custo é de R$ 1.088.

NÚMEROS x PRAZER
Os dois modelos têm o mesmo peso: 990 kg. A partir disso, não é muito difícil prever um desempenho melhor do Uno na pista, uma vez que o motor 1.4 Evo gera 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque, enquanto o Kappa 1.0 de três cilindros produz 80 cv de pico e 10,2 kgfm de torque. A diferença na aceleração foi grande, de quase 2s5 (15s71 contra 13s26).

Motor 1.4 Evo é o único popular a contar com start-stop

Nas frenagens, houve mais equilíbrio, mas o HB20 levou a melhor quando carregado. Vazio e frio, dos 100 km/h a zero, a distância percorrida pelos dois foi exatamente a mesma: 40 m. Carregado com 200 kg no bagageiro e em temperatura normal de funcionamento do motor, o Uno precisou de quase 4 m a mais para a parar.

Ao volante, o HB20 transmite mais prazer. A dirigibilidade do Hyundai é mais precisa que a do Fiat, muito por conta do comportamento da suspensão, mais justa, mas que não prejudica o conforto ao superar obstáculos na via. O câmbio da Hyundai é outro trunfo, com engates curtos e fáceis. Além disso, o motor tricilíndrico possui uma curva de distribuição de torque generosa em baixas rotações, proporcionando mais agilidade ao HB20 em comparação ao Uno.

O Uno também tem esperteza e fôlego para rodar na cidade e estrada, mas a sensação de segurança em curvas, por exemplo, é menor, pois o motorista se sente menos conectado ao piso e a carroceria tende a inclinar mais que a do rival. E o manejo do câmbio é exatamente o oposto do HB20: longo e impreciso.

Interior do Uno tem visual mais jovial

O contra-ataque do Uno vem com o espaço interno. Numa categoria em que esse quesito é comumente o menos importante, qualquer solução mais confortável pode fazer a diferença para o consumidor. Neste caso, são 10 cm a mais na soma das medidas internas do Fiat. Há mais espaço tanto para as pernas como ­– e principalmente – para a cabeça. Isso não significa, contudo, que acomodar três adultos nos bancos de trás dele seja uma boa ideia em viagens mais longas. Para dois, o trajeto será mais confortável.

DECISÃO DIVIDIDA
A rigor, a disputa entre Hyundai HB20 e Fiat Uno Evolution com base no sistema de notas usado pela revista CARRO e por CARRO ONLINE na análise técnica dos carros terminou praticamente em empate. O resultado, portanto, pode ser mais comemorado pela Hyundai do que pela Fiat, uma vez que o HB20 é mais barato e conta com um motor menor e menos potente.

O que pode definir a escolha do consumidor é a margem de negociação que cada concessionária terá na hora da venda ao cliente; como produtos, HB20 e Uno têm qualidades, cada um a seu modo.

NOSSAS MEDIÇÕES Fiat Uno Evolution 1.4 Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0
Aceleração
0-60 km/h: 5s27 6s12
0-80 km/h: 8s44 10s29
0-100 km/h: 13s26 15s71
0-120 km/h: 19s57 24s63
Retomadas
40 a 100 km/h em 3ª marcha: 13s54 13s70
60 a 120 km/h em 4ª marcha: 22s54 23s49
80 a 120 km/h em 4ª marcha: 17s55 16s49
Frenagens
60-0 km/h: 15,0 m 14,17 m
80-0 km/h: 26,8 m 25,19 m
100-0 km/h: 42,8 m 39,30 m
Consumo (etanol)
Urbano: 9,6 km/l 9,2 km/l
Estrada: 11,2 km/l 12,6 km/l
Peco: 10,3 km/l 10,7 km/l

Se o perfil do interessado estiver mais ligado à experiência de dirigir e a sensação de estar num veículo mais bem-acabado, a decisão será, definitivamente, pelo HB20. Com essa escolha, o consumidor ainda terá os 5 anos de garantia oferecidos pela Hyundai, e a bordo de um carro atualizado e em ascensão no mercado.

Mas se a idéia for a funcionalidade e um conforto levemente superior (além dos equipamentos a mais) para o dia-a-dia, o Fiat Uno pode ser mais interessante. 

DADOS DE FÁBRICA Fiat Uno Evolution 1.4 Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0
Motor: Diant., trans., 4L, flex, start-stop,16V Diant., trans., 3L, flex, 12V
Cilindrada: 1.368 cm³ 998 cm³
Potência: 88 cv a 5.750 rpm 80 cv a 6.200 rpm
Torque: 12,5 kgfm a 3.500 rpm 10,2 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão: Manual, 5 marchas Manual, 5 marchas
Suspensões (d/t): McPherson/eixo de torção McPherson/eixo de torção
Dimensões (C/L/A): 3,8 m/1,63 m/1,48 m 3,92 m/1,68 m/1,47 m
Entre-eixos:  2,37 m 2,50 m
Peso: 990 kg 990 kg
Porta-malas: 290 litros 300 litros
Share This