A 1ª edição do Movimento Paulistano do Veículo Híbrido e Elétrico reuniu, no sábado (27), cerca de 60 veículos e mais de 300 pessoas, que realizaram carreata entre a praça Amadeu Amaral, no Paraíso, e a praça Charles Miller, onde fica o Estádio do Pacaembu.
Entre os veículos havia ônibus, carros, bicicletas, skates, diciclos e scooters, todos elétricos ou híbridos. Participaram empresas como Toyota, Lexus, Renault, Volkswagen e BYD, além de proprietários de veículos particulares. O evento foi uma prévia do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece entre os dias de 1º e 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
“É hora de nos mobilizarmos para estimular o crescimento deste mercado no Brasil, por um futuro mais limpo e sustentável”, diz Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Ele avaliou que a carreata foi um sucesso: “Tanto na Paulista como nas praças, dezenas de paulistanos elogiaram a nossa inciativa”.
CONFERÊNCIA
Paralelamente ao 12º Salão de Veículos Elétricos ocorre a Conferência Latino-Americana de Veículos Elétricos, promovida, em 1 e 2 de outubro, no auditório do Pavilhão Amarelo. Segundo a organização, haverá amplo debate e discussão sobre o tema, além da “criação de um conhecimento compartilhado com foco na redução dos custos de aprendizado, aceleração das inovações e destaques das vantagens competitivas na cadeia dos veículos híbridos e elétricos”.
A conferência conta com quatro painéis e 13 palestras de especialistas do setor. A proposta é oferecer uma visão geral de como viabilizar projetos com impacto real na redução de emissão de gás carbônico. Uma das discussões é sobre a viabilização de projetos de compartilhamento de veículos nas cidades.
Entre outros, o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto (PT), estará presente e vai levar sua experiência com o transporte alternativo nas grandes cidades ao público presente.

