Mesmo que de maneira pouco expressiva até o momento, os carros elétricos começam a ganhar um pouco mais de espaço no cenário automotivo brasileiro. Depois do ponto de recarga instalado entre São Paulo (SP) e Campinas (SP), com abastecimento gratuito para os elétricos, a Renault divulgou na última semana que o elétrico Twizy está liberado para emplacamentos.
Após uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Twizy foi classificado como quadiciclo e pode rodar dentro dos perímetros urbanos. O compacto frânces pode levar até três pessoas com os seus 2,33 m de comprimento e 1,18 m de largura. O motor elétrico tem autonomia para rodar 100 km e gera 20 cv de potência.
O Twizy já é conhecido por alguns brasileiros, pois em 2013 a Renault fez uma parceria com a usina de Itaipu, onde foram montados 32 modelos que são usados para serviços internos. Além disso, desde a Copa do Mundo duas unidades do carrinho rodam em Curitiba pela Guarda Municipal.
A Renault já vendeu 130 carros elétricos no Brasil. No mundo, esta marca já atinge as 274 mil unidades (considerando aliança Renault-Nissan). A frota elétrica da Renault oferece o Zoe, Kango Z.E, Fluence, Z.E e o Twizy lá fora.