A BMW divulgou nesta quinta-feira (12) as primeiras informações sobre o M3, que atinge sua quinta geração, e o M4, modelo que substitui o cupê. Ambos serão lançados oficialmente no próximo mês durante o Salão de Detroit. Os dois esportivos virão equipados com motor 3.0 biturbo, injeção direta e 6 cilindros em linha. Segundo dados da BMW, o propulsor oferece 431 cv de potência e 56 kgfm de toque, suficientes para levar os dois modelos de 0 a 100 km/h em 4s1 quando equipados com o câmbio de dupla embreagem e 7 marchas. Também será oferecido para o M3 e M4 a opção de transmissão manual 6 velocidades.
Os modelos também se destacam pela redução de 25% tanto em consumo de combustível quanto na emissão de poluentes. Ajudam nessa conta a redução de peso obtida com o uso de materiais leves e com alta resistência, como o CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) e alumínio. O BMW M3 ganhou maiores entradas de ar no para-choque dianteiro, retrovisores aerodinâmicos e teto em fibra de carbono, já o M4 segue o mesmo visual esportivo.
Para conferir uma boa capacidade a quem pretende utilizar a dupla nas pistas, um sistema de arrefecimento especial foi aplicado nos modelos. Ele é responsável por garantir um balanço de temperatura o mais otimizado possível para o motor, turbocompressor e câmbio. Durante a fase de desenvolvimento, engenheiros e pilotos profissionais da BMW Motorsport como Bruno Spengler, do Campeonato de Turismo Alemão, e Timo Glock trabalharam em conjunto para realizar os ajustes dinâmicos do M3 e M4.