O jornal americano Detroit Free Press divulgou uma pesquisa realizada pela PPG, uma das maiores fornecedoras de tintas automotivas do planeta, sobre a preferência dos consumidores de todo o mundo por cores de automóveis. E pelo segundo ano consecutivo, o branco foi a cor mais indicada. Um em cada quatro pesquisados (21% do total) revelou a preferência pela cor. De acordo com a fabricante, o resultado representa um aumento de 3% em relação à pesquisa anterior, realizada em 2012.
O resultado desse levantamento também pode ser visto no Brasil, já que é cada vez mais comum encontrar automóveis brancos (de todos os modelos e preços) pelas ruas. Mesmo na capital paulista, onde, até pouco tempo, o branco era visto apenas como “cor de táxi”.
E antes que você pergunte, prata e preto ficaram empatados em segundo lugar na pesquisa, com 18%, seguido do cinza, vermelho, azul e verde, mantendo as mesmas colocações do levantamento de 2012. Já na América do Sul, a predominância continua sendo do prata, a cor de aproximadamente um terço dos carros novos vendidos no continente, segundo a PPG.
Para os entusiastas de carros brancos, Jane Harrington, gerente de estilos de cores da PPG, afirma que já se pode perceber um crescimento no número de variações da cor branca criadas para atender ao crescimento da demanda. Além disso, explica Jane, “as montadoras estão procurando formas de criar cores específicas para as suas marcas e até para cada modelo específico”.