Compacto é também o elétrico mais vendido no Brasil
Texto: Marcos Camargo
O BYD Dolphin Mini chamado de Seagull em vários mercados alcançou a produção de 1 milhão de unidades. Fabricado em Xi’an na China o subcompacto lançado há menos de três anos teve 60.000 unidades vendidas só em maio na China e mais de 31 mil unidades exportadas.
No Brasi, a BYD emplaca em média 2.000 unidades do Dolphin Mini, mais do que alguns concorrentes como Honda City, Citroën C3 e Nissan Versa. Hoje o Dolphin Mini lidera as vendas de elétricos no país tendo o Dolphin como segundo colocado.
O BYD Dolphin Mini é construído sobre a base e-Platform 3.0 e usa bateria Blade. Conta com 6 airbags de série, câmeras de ré (com visão panorâmica de 360°) e diversos recursos práticos de proteção, garantindo segurança completa aos usuários.
Linha 2026 à venda
A BYD ainda não oficializou mas a linha 2026 do Dolphin Mini já está a caminho das lojas. Há novas rodas, portas com acabamento diferenciado e um detalhe azulado no painel. Na China já houve uma mudança na grade e para-choques que pelo visto ainda não teremos por aqui. O Dolphin Mini também será o primeiro veículo montado no Brasil na fábrica de Camaçari.
Por fora o Dolphin Mini ganha apenas o logotipo BYD centralizado.
O Dolphin Mini 2026 manterá o motor elétrico de 75 cv e torque de 13,7 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 14,9 segundos. A velocidade máxima é de 130 km/h e a bateria tem 38kwh que rende autonomia de 280km pelo PBEV do Inmetro e na prática chega a uma faixa de 330km na cidade. Nas dimensões o Dolphin Mini tem 3,78 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,58 m de altura e 2,50 m de distância de entre-eixos. Os itens de série como seis airbags, controles de tração e estabilidade, multimídia com câmera de ré entre outros não foi confirmado. Dentro de alguns dias a BYD deve tornar oficiais as mudanças.