Carro mais baixo, maior área envidraçada, Super SUV… Lamborghini relembra seus recordes e os carros lendários que os conquistaram
A Lamborghini possui uma história rica não só pelos modelos lendários que já produziu ao longo das décadas, mas pelos recordes que alcançou com muitos deles. Para relembrar esse passado, a fabricante listou cinco recordes e seus carros que conquistaram essas marcas históricas.
Marzal: carro com a maior área envidraçada
O Marzal foi desenhado por Marcello Gandini com o intuito de ser um carro com o estilo “grand tourer” com quatro lugares. Entre seus destaques estão o interior totalmente forrado em couro prateado e o hexágono, tema central que está presente em todo o seu design, do painel à janela traseira. Mas o que lhe concedeu notoriedade foi a sua enorme área envidraçada, com um total de 4,5 metros quadrados, indo desde as portas em forma de asa de gaivota até o telhado.
Miura: o carro de produção mais baixo
Como não lembrar do Miura… Com design aerodinâmico e linhas ousadas, o Miura nasceu para ser um carro esportivo. E a baixa altura do solo era um item fundamental nesse segmento durante a década de 1960, quando ele foi criado. O resultado? Com apenas 105,5 cm de altura, o Lamborghini Miura é o menor carro produzido em série de todos os tempos.
Mas esse carro tão emblemático tem outros recordes: o Miura também foi o modelo projetado pela equipe mais jovem da Lamborghini. Ferruccio Lamborghini fez questão de estimular a criatividade dos jovens talentos, buscando sua equipe de desenvolvimento em universidades e entre os profissionais mais jovens que atuavam na indústria automotiva em todo o mundo.
Assim, em 1966, a equipe tinha uma idade média de apenas 29 anos, a mais jovem na história da marca. Ela era composta pelo Marcello Gandini e pelo piloto de teste Bob Wallace, ambos na época com 28 anos, além do engenheiro chefe Gian Paolo Dallara e do engenheiro assistente Paolo Stanzani, ambos com 30 anos. Assim nasceu a lenda.
LM002: o primeiro Super SUV da história
Inicialmente, o projeto do LM002 era voltado para criar um carro fora de estrada de alta performance para o uso militar, mas no final o modelo acabou ganhando uma versão de produção que estreou no Salão de Bruxelas de 1986. Nessa época, ele ainda era muito diferente do carro que chegou às ruas, tanto no desenho quanto no conjunto mecânico. Sob o capô, o LM002 trazia um motor de 5.167 cc e 450 cv de potência a 6.800 rpm. No final, foram produzidas 300 unidades entre 1986 e 1992 desse modelo que a Lamborghini chama de “Super SUV”, o primeiro na história.
Countach: primeiro carro com portas estilo tesoura
Claro que ao pensar em Lamborghini pensamos nas portas que se abrem para cima. O estilo, também conhecido como “portas tesoura”, são a marca registrada dos seus superesportivos mais icônicos. Porém, isso surgiu em 1971 com o Countach, o primeiro carro de produção equipado com portas de abertura vertical deste tipo, desenhado por Marcello Gandini.
LEIA MAIS: Lamborghini Countach: ícone do passado renasce com motor V12
Segundo a fabricante, a escolha da abertura das portas para cima não foi apenas estética. Esse estilo foi pensado para permitir que o motorista se inclinasse para ver melhor a área atrás do carro em manobras em marcha a ré. Ou seja, resolveria o problema da visibilidade traseira ruim, além de permitir que a porta de abra ao estacionar em espaços apertados, onde uma porta longa não poderia ser aberta de outra forma.
- Countach
- Aventador
Fotos: Divulgação