Utilitário 100% elétrico pode rodar até 250 km com uma carga na bateria, carrega até 860 kg e tem motor 269 cv

Os veículos elétricos começam a fazer um volume de vendas relativamente considerável no Brasil. Quando o assunto são veículos comerciais, o baixo custo de operação tanto para abastecer quanto no pós venda se torna um atrativo para empresas que tem frotas grandes e desejam converter ao menos, em parte, sua frota para entregas Nas grandes cidades.

A oferta da E-Transit está restrita às versões Furgão de 3,5 toneladas vendida por R$ 542.000 e a configuração Chassi de 3,5t ao mesmo preço, mas se o frotista optar pela opção de 4,2t terá que desembolsar um pouco mais: R$ 562.000. Pois bem, agora é vez de andar com a Ford E-Transit. Portanto, para simular o uso de um frotista a Revista Carro rodou pela cidade de São Paulo, em um trajeto sugerido pela Ford para um contato de rotina com um utilitário feito para essa proposta.

O consumidor comum pode não perceber mas já existem muitos utilitários elétricos rodando pelas grandes capitais. Há rivais como a Fiat eScudo, Citroën ë-Jumpy, Peugeot E-Expert, JAC IEV750, BYD ET3. Já na versão Chassi a Ford rivaliza com modelos como Foton iBlue, JAC IEV200T e Volkswagen e-Delivery.

Motor potência e autonomia suficiente para um dia de trabalho A Ford E-Transit vem equipada com motor de 269 cv com 43,8 kgfm de torque. A transmissão é e-Shifter e a tração é traseira. Já sobre a bateria, ela tem 68 KWh, o que permite rodar até 317 km no ciclo de testes WLTP. Contudo, segundo a Ford, durante os testes no Brasil o modelo faz até 250 km com uma carga. Ainda não há uma informação do Inmetro sobre a autonomia.

O carregamento em uma tomada rápida de até 115 kW é possível chegar aos 80% em apenas 34 minutos. Já na carga alternada de até 11 kW pode ser feito em 8 horas.

A van ainda tem suspensão do tipo McPherson Strut, molas helicoidais independentes, barra estabilizadora, amortecedores a gás, freios a disco ventilados de 12,1 polegadas, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, ABS, controle de estabilidade, controle de vento lateral e monitoramento de pneus.

Mais Equipamentos

A Ford equipa a E-Transit com itens corriqueiros de veículos de passeio como a multimídia Sync 4 de 12 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo deixar rotas pré estabelecidas na central. Também traz três modos de condução, sendo Normal, Econômico e Escorregadio. Para ajudar nas manobras há câmera de 360 graus, alerta de tráfego cruzado, assistente de frenagem autônoma, assistente de permanência de faixa, assistente de rampa, configuração de partida de conforto, monitoramento de ponto cego, entre outros.

Garantia

A Ford E-Transit sai da fábrica da Turquia para o Brasil com garantia de 8 anos ou 160.000 km. A bateria é de ions de lítio com níquel, cobalto e maganes, além de ter operação de tensão de 400V e temperatura de operação entre -20⁰C e 60⁰C. Por utilizar a mesma plataforma da versão a Diesel, as baterias são instaladas no assoalho, o que não ocupa espaço da parte de carga, bem como conta com 10 conjuntos de células. Vale destacar que o utilitário conta com uma trava para que a tomada de carregamento não seja desligada por outra pessoa, ou seja, apenas pelo motorista do veículo, permitindo uma carga sem risco em locais públicos.

Pelas ruas de SP

Certamente, quem faz entregas em grandes centros urbanos costuma percorrer entre 100km e 200 km, o que é suficiente para Ford Transit elétrica. Com isso, é possível fazer todas as entregas do dia sem esgotar a bateria. Claro, é preciso ter um bom mapa de rotas para ajudar no percurso. O que pode ajudar o frotista é a multimídia, que permite conectar diversos aplicativos de mapas, fazendo rotas precisas e economizando dinheiro em cada corrida.

Há também conectividade entre o sistema elétrico, fazendo com que o frotista programa recargas em períodos que consomem menos energia e, também, já climatizando o veículo antes de ele sair da garagem.

A Ford E-Transit pode carregar até 860 kg, o que já é um bom número. Contudo, o ponto de destaque fica para os 15,1 metros cúbicos de volumetria, sendo ideal para que carrega caixas de diversos temos. Inclusive, colocar carga na van elétrica não é difícil, pois conta com ampla porta de correr e traseira. Portanto, zero dificuldade para quem opera o modelo.

Também tem uma boa posição ao dirigir e para os outros ajudantes. Claro, tem espaço para dois, mas quem vai sentado no meio vai um pouco apertado. Ademais, há diversos porta-copos e objetivos, lugares perfeitos para prancheta e garrafas de água.

O motor de 269 cv tem fôlego e o torque de 43,8 kgfm puxa bem a van elétrica. Todavia, testamos o modelo sem carga, o que deve ser diferente com ela pesada. Lógico, o motor elétrico tem menos perda de energia e é mais eficiente do que o Diesel. Portanto, o motorista não deve sentir uma van se arrastando mesmo completa de carga. A suspensão é firma e confortável, até lembrando um SUV de grande porte.

É claro que seu custo de aquisição é bem elevado considerando as rivais equipadas com motor diesel. No entanto, o foco da Ford e das empresas que comercializam utilitários elétricos no Brasil, é chegar aos grandes frotistas que já tem metas de operação com custo mais reduzido e com orçamento suficiente para investir em veículos elétricos. A E-Transit é uma forte rival neste segmento que vem crescendo bastante dada a sua motorização e autonomia.

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