Após assumir o esquema de fraudes nas emissões de poluentes de modelos a diesel, o pesadelo do Grupo Volkswagen tem sido diário. A má notícia desta quarta-feira (30) é que os modelos VW Jetta TDI e Audi A3 TDI, vencedores do Green Car of the Year (“carro verde do ano”, em português) em 2009 e 2010, respectivamente, terão seus prêmios cassados pela organização do evento, a cargo do Green Car Journal.
Em toda a história do evento, é a primeira vez em que uma premiação é revogada. Mas a organização disse que o chamado dieselgate não deve lançar dúvidas sobre a validade da tecnologia de motores a diesel. O escândalo da Volkswagen deve fazer com que as inspeções de órgãos reguladores fiquem ainda mais minuciosas.
As variantes a diesel das picapes Chevrolet Colorado e GMC Canyon, da General Motors, estão sendo analisadas de perto pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
Segundo informações do site Autonews, os modelos não devem ser certificados para uso antes de serem submetidos a testes em laboratório. Em comunicado, Scott Yackley, engenheiro-chefe adjunto da GM, afirmou que novos procedimentos de testes serão introduzidos, e que está confiante de que nenhuma irregularidade será encontrada.
Carros de Volkswagen e Audi foram equipados com um software que calibrava as emissões poluentes de motores a diesel, fazendo com que, em situações típicas de inspeção veicular, os índices fossem aceitáveis. Em uso normal, chegavam a ser 40 vezes maiores. O novo CEO da Volks, Mathias Müller, anunciou que fará recall de todos os carros fraudados.