Proprietários de veículos e motoristas do Estado de São Paulo já conseguem, por meio do aplicativo do Detran-SP, pedir a segunda via da CNH e consultar alguns dados do automóvel pelo aplicativo do órgão. Além de solicitar o documento, o usuário também pode acompanhar a entrega do documento pelo aplicativo. Para quem tem smartphone com o sistema Android basta procurar no Google Play por “Detran.SP”, ocorrendo o mesmo para quem vai busca na App Store.
A partir daí basta efetuar o login com o CPF e a senha é a mesma cadastrada no portal do Detran-SP. O aplicativo é gratuito e possibilita a consulta de multas, pontos na CNH, débitos e restrições do veículo. “Temos investido fortemente na ampliação dos serviços eletrônicos para facilitar a vida do cidadão. O novo Detran.SP prima por excelência no atendimento e a tecnologia, sem dúvida, é uma importante aliada nesse processo”, afirma a diretora-presidente do Detran-SP, Neiva Aparecida Doretto.
Entrega
E quando você pede para entregar a CNH em um endereço onde não há ninguém para receber? Pode acontecer, mas não se preocupe. Segundo o Detran-SP, os Correios tentam entregar o documento até três vezes no mesmo endereço. Se após as três tentativas o documento não for recebido, os Correios deixam a CNH na unidade da empresa mais próxima do local da entrega por uma semana. “Se o cidadão não fizer a retirada na agência, os Correios devolvem o documento ao Detran.SP – onde ficará disponível para retirada mediante apresentação do RG original. Terceiros podem retirar no lugar do condutor, desde que apresentem, além do RG do motorista, uma procuração em seu nome”, conta Mylena Lira, assessora do Detran-SP.
A entrega pode ser monitorada pelo próprio site dos Correios, com o código de rastreamento que o motorista recebe ao solicitar qualquer serviço em uma unidade do Detran ou Poupa Tempo.