A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugura seu novo Design Center Latam, localizado no polo industrial de Betim, em Minas Gerais. O espaço, considerado o maior estúdio de design automotivo da América Latina, nasceu como um centro de estilo e agora amplia sua atuação para atender novos projetos das marcas Jeep e RAM.

O local possui cerca de 150 profissionais que formam uma equipe multidisciplinar, formada por designers, engenheiros, sociólogos e psicólogos, com intercâmbio de informações com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia. O projeto recebeu investimentos de R$ 11,4 milhões, ocupando uma área de 2.700 m².

Criado em 2002, o Design Center atuou em mais de 15 novos modelos e oito carros-conceito da marca Fiat para os mercados brasileiro e latino-americano. “Nascemos como Centro Estilo Fiat do Brasil em 2002. São 17 anos de uma área que, agora, se torna multibrand e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina”, afirma o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender.

Destaque para o laboratório de User Experience (UX), o primeiro do setor automotivo no Brasil, com simuladores que buscam representar de maneira realista condições do trânsito como ultrapassagens de carros e pedestres. O objetivo é testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do desenho interno e externo dos veículos para avaliar acabamentos, cores e texturas. “O desafio é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança”, explica o líder da área de UX, Leandro Alvarenga.

Outro espaço é a Sala Virtual, que contou com investimento de mais de R$ 1 milhão, para projetar o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade. Nos próximos anos, Fassbender afirma que haverá novo investimento para a construção de um segundo prédio, que abrigará equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços.

Texto: Anamaria Rinaldi

Pin It on Pinterest

Share This