
Foto que circula nas redes sociais mostra Toyota Prius com GNV. Pode isso?
Você já deve ter recebido de amigos, dos grupos de WhatsApp ou conferiu nas redes sociais uma imagem de um Toyota Prius com kit GNV. Nós ficamos curiosos e decidimos consultar a fabricante do híbrido sobre a viabilidade técnica de instalação do equipamento no modelo.
Para início de conversa, sim, é possível instalar o kit GNV em um veículo híbrido. Mas de acordo com a Toyota, em motores a combustão que utilizam somente gasolina, como o 1.8 16V do Prius, as válvulas e seus assentos não possuem tratamento para endurecimento. Sendo assim, quando se utiliza combustíveis sem propriedades lubrificantes (seja GNV ou mesmo etanol) pode ocorrer desgaste precoce do cabeçote e a durabilidade do motor pode ser totalmente comprometida, principalmente no uso rodoviário, no qual maiores rotações são atingidas.
Ainda segundo a engenharia da fabricante, o uso do GNV em um veículo não projetado desde o início para recebê-lo impacta diretamente em seu nível de emissões de poluentes. (Isso não aconteceria, por exemplo, em carros já preparados de fábrica para rodar com gás natural veicular, como é o caso do Audi A5 Sportback g-tron comercializado na Europa ou do descontinuado Fiat Siena Tetrafuel).
Para instalar o GNV no Prius seria necessário reprogramar o software da injeção do carro. Porém, mesmo assim, a Toyota não descarta problemas de dirigibilidade e de falhas no motor, principalmente em dias mais frios.
Caso você insista, é importante saber que esse procedimento implica na perda da garantia e a instalação, caso mal feita, pode comprometer a estrutura do veículo. Em caso de impacto, existe o risco de o cilindro se movimentar e atingir o assento dos ocupantes traseiros. Fica por sua conta e risco…
Ozias na verdade seria troca térmica, e o vapor de gasolina em contato com as válvulas cria de fato uma “lubrificação” porém isso não é problema, já que temos o álcool que não cria essa camada e funciona perfeitamente. O álcool também permite um resfriamento maior das válvulas, diminuindo desgastes nelas e em suas sedes.
Rafael, bom dia! Tenho um fusion híbrido e o IPVA já é incentivado. Abraço.
Só não concordo no que disseram que um motor a combustão depende da lubrificação do combustível, essa informação está incorreta o óleo lubrificante faz sua função independente do combustível.
O GNV funciona bem em veiculos que flex e que etanol, devido taxa de compressao ser mais altas. A queima do etanol e mais parecida con a do gnvficando mais facil a programacao do modulo de injecao, mapeamento…
Talvez ele tenha colocado o Gnv para ficar isento do pagamento de IPVA pois no Estado do Rio de Janeiro tem incetivo para o Uso de GNV.
E a Spin 2013/14? É factível?
E quem é o idiota que coloca GNV em um híbrido!? Tem que ser muito tonto.