A Ford apresenta nesta segunda-feira (22), em Fortaleza (CE), o Focus ano-modelo 2016, com significativas alterações visuais e de conteúdo em relação ao carro que ainda está nas lojas. A dianteira recebeu a grade trapezoidal já usada por Ka, Fiesta e Fusion e finalmente unificou a assinatura de estilo dos carros de passeio à venda no Brasil.

A versão de entrada S foi extinta, e o motor 1.6 agora só está disponível com câmbio manual. O automático PowerShift (que deixou de ter nome: leia sobre isso mais adiante) fica reservado ao Focus 2.0. A Ford também aposta na oferta de alguns equipamentos sofisticados, geralmente exclusivos de modelos premium, entre eles, um assistente de estacionamento que efetivamente manobra o carro, e um sistema de detecção de pedestres com frenagem autônoma. São passos ainda tímidos rumo à condução autônoma, além de disponíveis apenas na versão mais cara, mas que chamam atenção por estarem num carro médio.

Ford Focus 2016 recebe grade que unifica a gama global de automóveis da marca
Numa jogada de marketing que inverte a estratégia de lançamentos anteriores do Focus, a Ford decidiu apresentar primeiramente a carroceria hatch. A principal razão é o bom desempenho do dois-volumes nas vendas: no acumulado de emplacamentos deste ano, até o final de maio, ele lidera o segmento dos dois-volumes médios, seguido por Volkswagen Golf e Chevrolet Cruze.

A outra razão é que o sedã, a ser mostrado dentro de um ou dois meses, será tratado como um carro à parte. Vai até ganhar um sobrenome, como ocorreu com o Ka, cujo três-volumes chama-se Ka+. Por isso, quando falarmos “Focus”, trata-se especificamente do hatchback. CARRO ONLINE tentou, mas não conseguiu descobrir (ainda) como será rebatizado o sedã. O máximo que apuramos é que será um adjetivo, e que virá depois do nome Focus.

Na traseira do Ford Focus 2016 quase nada mudou

Vamos ao conteúdo e preços, que a Ford considera imbatíveis e que, segundo ela, transformarão o Focus no hatch médio de referência no mercado brasileiro.

São itens de série de toda a gama Focus:

Direção elétrica, vidros e espelhos elétricos, trava elétrica com controle remoto, computador de bordo, alarme, volante revestido em couro com controles de áudio, chave tipo canivete, abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, desembaçador do vidro traseiro, faróis com temporizador (Follow me Home), banco traseiro com encosto bipartido (60/40) e dois ganchos Isofix para fixação de cadeiras infantis.

As versões, e o que cada uma acrescenta à anterior, são:

SE 1.6 manual: R$ 69.900
Rodas de liga leve de 17″ e pneus 215/50R 17, controle eletrônico de estabilidade e tração (sistema AdvanceTrac, que inclui sistema de estabilidade preventivo, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas e aviso de pressão baixa dos pneus), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2″, AppLink, assistência de emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável MyKey. 

SE Plus 1.6 manual: R$ 71.900
Acrescenta: rodas de liga leve 17″ exclusivas, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro.

SE Plus 2.0 A/T: R$ 78.900
Motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades com comandos na direção (paddle shift).

Titanium 2.0 A/T: R$ 86.900
Acrescenta acabamento Titanium, rodas de liga leve de 17″ exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch, tela de 8 polegadas, navegação, tela multifuncional de 4,2″ no painel de instrumentos, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado e Sony Premium Sound com nove alto-falantes.

Titanium Plus 2.0 A/T: R$ 95.900
Acrescenta assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos com luzes diurnas de LED, regulagem automática de altura e lavadores, sistema de estacionamento automático de segunda geração, retrovisores externos com luz de aproximação, desembaçador e rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições e ajuste lombar, teto solar elétrico.

Mesmo na versão topo de gama, a Titanium, Ford quis oferecer cabine mais sóbria; câmbio automático, agora oferecido apenas com motor 2.0, "perdeu" o nome PowerShift

TREM-DE-FORÇA
O Focus  2016 oferece duas opções de motor: 1.6 Sigma Flex, acoplado a uma com transmissão manual de cinco velocidades, ou ou 2.0 Direct Flex, com transmissão sequencial de seis velocidades e trocas via paddle shift. O 1.6 gera 135/131 cv com etanol/gasolina (a 6.500 rpm) e torque de 16,7 kgfm com etanol (a 5.250 rpm) e 16,2 kgfm com gasolina (a 3.000 rpm). O consumo (nota A) aferido pelo Inmetro é de 7,5 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina (urbano); e 9,3 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina (estrada).

O 2.0 Direct Flex, que estreia um sistema de injeção direta bicombustível, oferece 178/175 cv com etanol e gasolina (ambos a 6.500 rpm) e torque de 22,5/21,5 kgfm com etanol/gasolina (a 4.500 rpm). No Inmetro, ganhou nota B de eficiência energética, cravando 6,7 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina na cidade; e 9,2 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na estrada. Os dois propulsores dispensam o tanquinho de gasolina para partida a frio.

Durante toda a apresentação à imprensa, e certamente nas campanhas publicitárias do Focus 2016, a Ford abriu e abrirá mão de chamar seu câmbio automático de PowerShift. Problemas no sistema de dupla embreagem a seco, que provocam trepidação nas marchas mais lentas, têm irritado proprietários de carros da marca. CARRO ONLINE apurou que houve a preocupação de “consertar” a transmissão para este lançamento. Mas o nome se foi.

Grade do Focus SE é preta e com desenho colméia; no Titanium é cromada e com barras

OFERTA ESPECIAL
As vendas nas lojas começam em agosto; até o final de julho o consumidor ainda poderá pechinchar um Focus 3 sem facelift, que parte de R$ 69.900 (S 1.6 M/T) e chega a R$ 87.900 (Titanium 2.0 PowerShift).

Para quem é comprovadamente proprietário de um Focus dos anos-modelo 14 e 15, adquirido zero KM, a Ford oferece um sistema de pré-venda para o Focus 2016 (válido a partir desta segunda) com 15% de desconto. Segundo Oswaldo Ramos, diretor de marketing, é uma maneira de compensar o cliente fiel à marca que viu seu Focus envelhecer apenas dois anos depois de comprá-lo (e não três, como é usual quando se trata de reestilização; na verdade, a atual geração demorou a ser lançada). No entanto, o carro “antigo” não será aceito como entrada. 

CARRO ONLINE participa nesta segunda de test-drive do Focus, em Fortaleza, e em breve publicará suas impressões ao dirigir.

Viagem a convite da Ford do Brasil

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