TIGGO 7 PRO - Foto: divulgação/CAOA CHERY

TIGGO 7 PRO – Foto: divulgação/CAOA CHERY

 

De acordo com os dados das marcas associadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), a venda de veículos importados cresceu 82,3% no primeiro bimestre se comparado ao mesmo período em 2022. Foram 4.473 unidades contra 2.453 unidades no ano passado. No mesmo período, veículos de produção nacional das associadas tiveram queda de 70,7%, com 2.024 unidades este ano, ante as 6.907 unidades do primeiro bimestre de 2022. 

Ainda no acumulado, somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 6.497 veículos no bimestre, as associadas à Abeifa registram percentual negativo de 30,6% em relação a igual período de 2022, quando foram emplacadas 9.360 unidades. 

As onze marcas filiadas (Aston Martin, BRP, BYD, CAOA Chery, CFMoto, JAC Motors, Jaguar, Kia, Land Rover, McLaren, Polaris, Porsche, Suzuki e Volvo) anotaram em fevereiro uma queda em suas vendas de 5%: com licenciamento de 3.165 unidades, das quais 2.097 importadas e 1.068 veículos de produção nacional, contra 3.332 unidades comercializadas em janeiro último. Comparado a fevereiro de 2022, a queda é de 34% com 3.165 unidades contra 4.793 veículos. 

Na importação, as 2.097 unidades vendidas significaram redução de 11,7% ante as 2.376 unidades de janeiro de 2023, mas aumento de 72% em comparação a fevereiro de 2022. Na produção nacional, com 1.068 unidades, o aumento de vendas foi de 11,7% ante as 956 unidades do mês anterior, mas forte queda de 70,1% em relação a fevereiro de 2022, quando foram comercializadas 3.574 unidades. 

Em fevereiro de 2023, com 3.165 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,64% do mercado total de autos e comerciais leves (119.755 unidades). Se consideradas somente as 2.097 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1,75% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 1.068 veículos, significaram marketshare de 0,89%. No acumulado do ano, a participação das associadas à Abeifa é de 2,6%

Share This