Os bancos de couro sempre deram um status diferenciados para os carros que os ostentam. São muito comuns em modelos de marcas premium como BMW, Mercedes-Benz e Audi. Contudo, a produção brasileira de couro vem aumentando a cada ano, acompanhando a demanda do consumidor para instalar o acessório em veículos populares, quando a opção não é oferecida de fábrica. Segundo dados do Centro das Indústrias e Curtumes do Brasil (CICB), a produção do tecido destinada ao setor automotivo ultrapassou os 6%, atingindo 40 mil toneladas de material.
Para Ana Cristina Ribeiro, gerente de acessórios da Tapeçaria Alemão, especializada em revestimento de couro em automóveis, o crescimento para as atividades da empresa deve ser ainda maior em 2014. O destaque vai para o segmento dos “populares”: de acordo com um levantamento restrito ao universo da empresa, a participação de veículos desse segmento nas atividades da empresa registraram um aumento de 30% entre junho de 2013 e junho deste ano. Donos de modelos como Ford Fiesta, Hyundai HB20, Fiat Siena e VW Fox são os que demostram mais interesse pelo revestimento de couro.
O preço do serviço, que caiu ao longo dos últimos anos, também contribui para a difusão dos bancos de couro. É possível fazer a instalação a partir de R$ 980 para os carros citados, desde que utilizando couro ecológico. E muitas vezes os painéis das portas também recebem o revestimento luxuoso. Além do atrativo para o bolso, o couro também é mais fácil de limpar e não acumula manchas ou sujeira facilmente.