No começo de março eu comprei um HB20 Sense e de lá para cá venho ligando para a Hyundai para tentar instalar o alarme de fábrica, mas a informação que me passam é que o alarme para o modelo do meu carro não está homologado e não tem previsão. Em uma situação dessa, indicaria alguma ação a ser tomada?
Se soubesse que não tem alarme homologado para o modelo do meu carro, não teria comprado e, sinceramente, depois de tanto tempo eu até devolveria o carro, pois se instalar o alarme em lojas fora da concessionária, perco a garantia. A questão do alarme aqui é, claro, por uma certa segurança com o carro parado e pela comodidade/facilidade de abrir as portas.
Roberto Braz – São Caetano do Sul/SP
Infelizmente o Sense é o único HB20 que não traz alarme de série, e é uma pena que a Hyundai ainda não tenha homologado um para instalação na concessionária.
Sabidamente, a complexidade do sistema elétrico dos carros atuais exige alarmes-acessórios homologados, ou poderá haver problema. Por isso, a fábrica adota o critério de cancelar a garantia se colocado um alarme sem homologação, como você sabe.
Acho que você deve falar o com Atendimento a Clientes da Hyundai sobre isso, melhor do que ninguém eles podem lhe dar uma informação precisa sobre o andamento do processo de homologação.
No Correio Técnico da Revista CARRO, você pode esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo, legislação, equipamentos e por aí vai, respondidas por nosso consultor técnico, Bob Sharp. Envie suas dúvidas para bob@revistacarro.com.br informando nome completo e cidade/estado de residência.
Atualizado em 16/6 às 15:21