O segmento dos sedãs médios está perdendo espaço nos noticiários devido à chegada dos novos SUVs ao mercado. Enquanto a categoria passa por um período sem grandes novidades, quem aproveita é a Toyota. Segundo o mais recente ranking de emplacamentos, divulgado pela Fenabrave (associação das revendas) esta semana, a fabricante vendeu 5.760 unidades do Corolla em abril.
LEIA TAMBÉM
Itens que eram diferenciais no carro viram banalidades
VÍDEO: Série 2 é o BMW da família
Mercado no vermelho: queda de 16,6% no primeiro quadrimestre
Novo Cruze é a cara do elétrico Volt
Apesar de o número representar uma queda de 6,8% em relação ao mês anterior, o resultado é mais do que o dobro do obtido pela Honda com o arquirrival Civic. Esta emplacou apenas 2.725 unidades do sedã no mês passado. No acumulado de janeiro a abril, segundo a Fenabrave, o total de vendas do Corolla é de 20.356 unidades, contra 10.231 do Civic. Uma verdadeira lavada.
Seguindo o movimento geral do mercado, todos os quatro primeiros colocados no segmento dos sedãs médios venderam menos em abril do que em março. O Nissan Sentra, terceiro colocado, emplacou 1.163 unidades no mês, acumulando 4.835 unidades no ano; o Chevrolet Cruze, no quarto lugar, tem 4.380 (1.157 em abril). O quarteto caiu 7,8% entre março e abril.
O cenário do segmento só melhora ao se comparar o desempenho de vendas do primeiro quadrimestre de 2015 com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Fenabrave, a participação de mercado dos sedãs médios passou de 7,86% para 8,08%.
SÓ CIVIC MUDA
Corolla e Sentra atravessarão este ano sem novidades: ambos mudaram radicalmente em 2014. O Cruze acabou de sofrer um facelift e só deve trocar de geração em 2016 (ela já apareceu nos Estados Unidos). O único dos quatro sedãs que passará por reformulação em data ainda indefinida, mas certamente até o final de 2015, será o Civic. Mas no Brasil o novo modelo pode chegar apenas em 2016.