O Fiat 124 Spider, conversível de dois lugares com tração traseira que é uma variação da FCA (Fiat-Chrsyler Automobiles) para o Mazda MX-5 (o popular Miata), vai custar pelo menos US$ 25.990 nos Estados Unidos, onde começa a ser vendido nas próximas semanas.
Este é o preço da versão Classica, bem básica: não tem luzes de neblina, o sistema de som não possui tela e as rodas de liga são de aro 16. Quem preferir um pacote mais recheado pode optar pela versão Lusso (“luxo”, em italiano), que custa US$ 28.490 e traz uma cabine mais moderna — que inclui tela tátil de 7 polegadas — e rodas aro 17. Ambas utilizam o motor 1.4 MultiAir turbo, que gera 162 cavalos de potência.
O mesmo propulsor está sob o capô da versão Abarth, assinado pela grife de performance da Fiat. No entanto, uma calibragem exclusiva faz o 1.4 render até 166 cv, gerenciados por uma transmissão manual de seis velocidades (de série nas três versões) ou uma automática com trocas sequenciais atrás do volante (opcional exclusivo). Esse 124 mais apimentado e completo parte de US$ 29.190 nos EUA.
Na Europa, o MultiAir rende 142 cv nas versões Classica e Lusso, e 172 cv na Abarth.
HISTÓRIA
O Fiat 124 Spider segue o mesmo caminho do 500: é uma espécie de relançamento modernizado de um carro do século passado. O conversível original, baseado em modelos sedãs da Fiat, surgiu em 1966, no Salão de Turim, e chegou aos EUA como ano-modelo 1969. Curiosamente, seu primeiro motor também era de 1,4 litro.
O esportivo vendeu cerca de 170 mil unidades nos EUA até 1985, dois anos depois de a Fiat deixar o mercado daquele país em meio a vendas fracas e péssima imagem junto ao consumidor.
Não há planos para o lançamento do 124 no Brasil.