Com o objetivo de vender quase um mês a mais de automóveis e caminhões, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), se reuniram para uma ação voltada para o mercado de consórcios. 

É o Festival do Consorciado Contemplado, que acontecerá de 1º de maio a 15 de junho prevendo uma série de ofertas especiais apenas para consorciados que já foram contemplados. Ou seja, somente aqueles que têm carta de crédito poderão adquirir carros ou caminhões por condições atraentes.

Luiz Moan, presidente da Anfavea, disse que essa é uma ação que pode resultar em 240 mil vendas adicionais (235 mil de veículos leves e 15 mil de pesados). Ele explicou: “Essa é a primeira de uma série de parcerias que devem acontecer para melhorar a cadeia automotiva”.

O número de 240 mil veículos representa cerca de 8% de contemplados que ainda não adquiriram efetivamente o veículo. Boa parte acaba usando a carta de crédito como uma aplicação financeira, uma vez que ela oferece rendimentos. 
Alarico Assumpção Junior, presidente da Fenabrave, disse que este ano a venda por consórcio deve representar 25% do total. “A maior dificuldade em obter crédito e os juros mais altos tornam essa modalidade de negócios oportuna para quem quer comprar”, disse.

Para certas marcas de automóveis, o consórcio chega a representar 40% das vendas. Em motos, é comum ultrapassar 50%. Já para caminhões, a previsão para 2015 é que consórcio represente 25% do total.

Até o momento, 12 empresas confirmaram participação na primeira edição do Festival: Audi, DAF, FCA, Honda, CAOA, Iveco, General Motors, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Toyota e Volkswagen. Os interessados devem procurar as concessionárias de cada marca.

Share This