O sistema de consórcios registrou crescimento em vários indicadores no 1º semestre de 2024. O período ficou marcado pela evolução no total de adesões, que alcançou um dos recordes históricos do período, e pelo incremento no valor do tíquete médio, que possibilitaram ampliação no volume dos créditos comercializados e em participantes ativos.

Entre as vendas, quatro dos seis segmentos alcançaram resultado positivo: imóveis, com 19,1%; veículos leves, com 5,4%; serviços, com 3,1%; e motocicletas, com 1,5%.

Consórcio continua em alta e apresenta resultados positivos

Os dois segmentos com desempenho negativo nas vendas foram: veículos pesados, com -8,8%, e eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com -5,5%. Entretanto, essas retrações não interferiram no crescimento geral de 5,5% sobre o acumulado de adesões anteriores.

A Disal Consórcio bateu recorde de vendas em créditos de consórcio no primeiro semestre de 2024. A empresa apresentou um crescimento de 14% em relação ao período homólogo.

“Chegamos aos 36 anos colocando a Disal Consórcio em um novo patamar tecnológico o que torna seus serviços atraentes tanto para quem vende como para quem compra. Nesse primeiro semestre, superamos nossas metas por uma razão: nosso foco não está em vender mais, mas em vender melhor. Reduzimos os cancelamentos, melhoramos a experiência do cliente através de nossas plataformas digitais e vamos investir fortemente para entregar veículos e, através das entregas bem-sucedidas, fazer mais vendas”, destaca Fabio Augusto de Souza, CEO do Grupo Disal.

O Grupo Disal também disponibiliza às concessionárias parceiras o que há de melhor no mercado de seguros. No primeiro semestre de 2024, foi registrado um aumento de 33% nas vendas de apólices de seguro auto, totalizando 11,7 mil contratos. Esse número representa um aumento de 18% em comparação ao período homólogo.

Para o fim do ano, Fabio espera um crescimento expressivo e recorde para a operação, com a implementação de projetos inovadores, com o crescimento do portfólio de produtos e uma estrutura de vendas mais ágil e presente junto aos nossos parceiros. “Vamos superar os 5 bilhões em vendas e desenvolver 25 mil apólices de seguro auto”, concluiu o CEO.

O consórcio é positivo, por exemplo, devido à alta taxa de juros praticadas por bancos e financeiras. Já o consórcio não trabalha com juros e as administradoras cobram, na verdade, uma taxa de administração, que é por volta de 15% durante toda o plano que dura, em média, 80 meses.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), a taxa média ao mês do consórcio é de 0,19%, enquanto um financiamento o juros fica em 2,17%, segundo o Banco Central.

Hoje, é possível fazer um consórcio tanto de um modelo específico quanto por um valor exato de carta de crédito, que no final acaba permitindo a aquisição de modelos zero ou seminovos, com até três anos de uso.

Share This