Em época de chuvas, é comum o registro de queda de árvores, provocada por raios ou pelos fortes ventos. Com isso, um outro tipo de catástrofe pode ser causado: danos às vezes irreparáveis nos automóveis.
Basta acompanhar o noticiário para encontrar veículos que estavam estacionados na rua quando a árvore caiu. De quem é a culpa? Se for da administração pública, é possível entrar com uma ação de responsabilidade civil contra ela. Veja algumas situações corriqueiras.
QUEDA DE ÁRVORE
Deixou o carro na rua e uma árvore caiu sobre ele? Há uma série de providências a tomar. A primeira delas é fotografar o local e fazer um boletim de ocorrência. Depois, veja se o seu seguro possui cobertura contra esse tipo de sinistro. Se houver, às vezes vale a pena realizar o reparo ou, se a perda for total, trocar o veículo. Se a apólice não oferecer essa cobertura, ou você achar que não vale a pena recorrer à seguradora, é possível entrar com uma ação contra a prefeitura do município. Isso porque ela é a responsável pela poda das árvores. A forma mais fácil é pedir orientação ao Procon de seu Estado, pois o processo pode ser demorado e você pode ficar a pé até a decisão acontecer. É bom lembrar que o automóvel não pode estar estacionado em local proibido, já que isso incide em infração de trânsito.
ALAGAMENTOS
A situação de queda de árvore vale para alagamentos. Se você deixou o carro estacionado, começou a chover e o nível da água subiu tanto que o seu automóvel virou um aquário, registre o fato na polícia e procure a seguradora. Outra possibilidade é acionar judicialmente o Estado. Aqui, a orientação é de não tentar transpor ruas inundadas. Você corre o risco de não passar e danificar todo o carro. Aí o prejuízo será todo seu.
BURACOS NA VIA
Nem mesmo os motoristas mais cuidadosos conseguem desviar de todos os buracos existentes em nossas ruas. Se você caiu em um deles, e isso provocou um dano ao veículo, pode acionar o responsável – a prefeitura se o fato ocorreu em via urbana. Se foi numa rodovia, a culpa pode recair na concessionária ou no governo federal ou estadual. Mas não esqueça de fotografar o buraco e o estrago feito no carro, registrar boletim de ocorrência e procurar um advogado, o Procon ou a Defensoria Pública. É obrigação de quem mantém a via conservá-la sempre
em condições de segurança.
Muito bom post