Conheça o Mégane R.S. Ultime: o último carro da Renault Sport – Foto: divulgação/Renault
A Renault revelou em janeiro a série limitada Mégane R.S. Ultime para celebrar a história do hatch compacto esportivo francês. No dia 1º de maio de 2021, a Renault Sport Cars passou a se chamar Alpine Cars, significando que o Ultime será o último modelo da Renault Sport, 20 anos depois do lançamento do primeiro Mégane R.S. em 2003.
Esta série limitada baseada no Mégane R.S. Trophy conta com o mesmo motor 1.8 turbo de 4 cilindros que gera 300 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, associada à transmissão automática de dupla embreagem EDC (na Europa) e o diferencial mecânico Torsen. Todo esse conjunto permite o Mégane R.S. Ultime ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
Ele possui pneus semi-slick Bridgestone Potenza S007, desenvolvidos para o Mégane R.S. Trophy-R, rodas de 19 polegadas Fuji Light e freios Brembo com tecnologia dual cast, com pinças vermelhas. A suspensão dianteira com pivôs independentes, o chassi Cup rebaixado, os batentes hidráulicos de compressão e o sistema 4CONTROL de tração nas 4 rodas conferem ao modelo um comportamento mais do que esportivo, incluindo nas pistas.
Exterior esportivo
O Mégane R.S. Ultime exibe um design que remete aos padrões visuais da Renault Sport, incluindo o losango duplo e grafismos inspirados no novo logo da Renault. Estes adesivos estão distribuídos no teto e no capô (com exceção da opção com teto solar), o para-choque traseiro, as portas e para-lamas.
A pintura na cor preta com acabamento fosco permite harmonizar com os 4 tons de carroceria do programa: Preto Étoilé, Branco Nacré, Amarelo Sirius e Laranja Tonic. Além disso, o adesivo do lado direito inclui de maneira discreta a data de criação da Renault Sport em 1976.
A carroceria do Mégane R.S. Ultime exibe para-lamas mais largos de 60 mm na frente e 45 mm na traseira, saídas de ar laterais, faróis R.S. Vision, sistema de escape central, antena tubarão, um banco de competição do tipo concha e um difusor traseiro.
Para esta série limitada, muitos detalhes aparecem na cor preta, como logos, maçanetas das portas, molduras dos vidros, aros de rodas (até mesmo as capas dos parafusos), os adornos dos para-lamas, o difusor traseiro e a lâmina F1 do para-choque dianteiro, esta que recebeu um tratamento black piano com um monograma Ultime. O grafismo escolhido conta com um efeito de dégradé.
Interior e equipamentos
Os bancos de competição do tipo concha Recaro revestidos em Alcantara na cor preto titânio são de série, incluindo o monograma R.S. bordado. O cartão hands-free para identificação, acesso e partida do motor do Mégane R.S. Ultime remete aos adornos em formato de diamante dos adesivos da carroceria.
Além das soleiras nas portas, foi instalada abaixo do console e próximo da alavanca do câmbio uma placa de metal numerada, marcando a ordem de fabricação de cada modelo. A placa conta com a assinatura do piloto de testes e desenvolvimento do Mégane R.S., Laurent Hurgon, que acompanhou todas suas evoluções e é autor dos recordes do modelo nos circuitos de Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps.
Os equipamentos de série do Mégane R.S. Ultime incluem especificações dos modelos Mégane R.S. e Mégane R.S. Trophy como, multimídia de 9,3 polegadas com sistema Hi-Fi Bose, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, telemetria embarcada do R.S. Monitor, controle de cruzeiro adaptativo e câmeras 360° para as manobras. A lista de opções se resume ao heads-up display, teto solar e uma capa com design exclusivo.
Relembre a história da Renault Sport
Spider
O nome Renault Sport conseguiu personificar a ousadia da engenharia automotiva e as estratégias de design thinking que estavam por trás de sua visão quando o primeiro modelo foi lançado. Motivada pelo sucesso alcançado com o Clio Williams, a Renault Sport desenvolveu o projeto “W94”, que pegou o público de surpresa durante a apresentação no Salão do Automóvel de Genebra em 1995. Como um objeto rodante absolutamente atípico, o Spider Renault Sport deu o que falar.
Com um chassi de alumínio e motor em posição central traseira, o roadster de dois lugares fabricado em Dieppe, nas oficinas da Alpine (1995 a 1999), o primeiro modelo de produção em série com a assinatura Renault Sport, o Spider marcou a história dos veículos esportivos da marca.
Clio
A partir do ano 2000, o Clio R.S. (baseado no Clio 2) se encarregou de materializar a filosofia da performance em conjunto com o prazer de dirigir, oferecendo performances superiores às do Clio Williams, com um visual bastante discreto. As gerações 3 e 4 do Clio também tiveram direito a uma versão Renault Sport, mas aquele que ainda se mantém na memória de todos é certamente é o Clio V6, lançado no mesmo ano que o Clio 2 R.S.
Com seu motor de 230 cavalos de potência em posição central traseira e caixas de rodas avantajadas, ele demonstrava o espírito da Renault Sport de forma impactante. O ‘enfant terrible’ se tornou modelo de coleção, com preço que pode chegar atualmente a 100 mil euros.
Mégane
As equipes da Renault Sport baseadas em Les Ulis, no sudoeste da região metropolitana de Paris, se dedicaram ao projeto do Megane com a mesma paixão e busca pela performance. Responsável pelo desenvolvimento de diferentes versões do Megane com a assinatura Renault Sport, Laurent Hurgon revela alguns segredos por trás do sucesso da Renault Sport Cars: “Como a Renault Sport tinha uma enorme experiência em competições, adaptamos as lições aprendidas nos circuitos e ralis para os carros de produção em série. Por exemplo, o batente hidráulico de compressão visto pela primeira vez no Clio 2 R.S. é uma solução originada em nossa experiência em ralis”, explica o piloto.
Outro desenvolvimento tecnológico que marcou o piloto de teste foi a tração nas quatro rodas. “Quando dirigi um carro com esta tecnologia pela primeira vez, era como se eu estivesse novamente dirigindo pela primeira vez! Foi uma verdadeira revolução que beneficiou todos os modelos Megane R.S.”, entre eles, o R26R. “Para nós, este carro marcou uma nova era. As especificações de desenvolvimento eram claras: desenvolver um Megane 2 R.S. como se fosse um carro de competição! Por isso, eliminamos o banco traseiro, instalamos janelas de acrílico, sistema de escape de titânio, capô de carbono, etc”, conta Laurent.
Recordes
O veículo foi em parte desenvolvido na mítica curva norte (“Nordschleife”) do circuito alemão Nürburgring que possui 73 curvas. “Este circuito é absolutamente incrível para fazer desenvolvimentos. Ele tem todo tipo de curva, desde lenta e média até super-rápida. Ele exige muito do carro, dos eixos aos elementos da carroceria. Tudo é levado ao extremo! Fizemos vários testes de resistência por lá e batemos alguns recordes na categoria com tração dianteira”, informa Laurent.
Mégane R26R
O primeiro recorde foi marcado em 2008 por Vincent Bayle ao volante do R26R. Depois dele, Laurent Hurgon bateu outros três: em 2011 com o Megane 3 Trophy, 2014 com o Megane 3 Trophy-R e 2019, com o Megane 4 Trophy-R. “Essa foi uma aventura excepcional, devido à simbiose das equipes. Todo mundo estava trabalhando por um objetivo comum, e eu tive a chance incrível de ser o último elo desta cadeia. Tenho um grande orgulho de ter participado disso. Foi um privilégio que jamais esquecerei”, comenta o piloto. Outros recordes se seguiram em pistas igualmente importantes, como Spa ou Suzuka.
Em suas missões ao volante de diferentes versões do Megane, Laurent Hurgon estabeleceu uma relação muito próxima com dois deles. “O R26R e o Megane 4 Trophy-R. Foi ele que me deu mais trabalho! Definimos um patamar realmente alto em termos de performance e por isso o desenvolvimento nos mobilizou ao máximo. Quando tentamos o recorde em Nürburgring, este foi o único modelo que me fez dar uma segunda volta na pista”, explica o piloto.
Mégane R.S. Ultime
Apenas 1976 unidades numeradas serão comercializadas, número que remete ao ano de criação da Renault Sport. Todos assinados por Laurent Hurgon. Apesar de o Megane R.S. Ultime concluir uma história, todo o know-how desenvolvido pela Renault Sport será mantido e, agora, está concentrado nos futuros modelos da gama Alpine.