Fiat Punto T-Jet

Se você conta com algo em torno de R$ 55.000 para gastar em um carro está em uma situação interessante. Nessa faixa de preço já é possível comprar alguns modelos que se destacam pelo conjunto. A segunda geração do Ford Focus, por exemplo, acaba de ser substituída, mas algumas unidades ainda estão à venda por R$ 53.000. Além dele, por um valor próximo é possível comprar um Honda Fit LX (R$ 52.890), um modelo reconhecido por sua versatilidade e espaço interno bem aproveitado.

Mas uma oportunidade de compra interessante são os diferentes perfis de modelos que você pode escolher a partir dos R$ 50.000 e, para comprovar, separamos aqui modelos que optam por caminhos diferentes. O primeiro deles tenta conquistar você pela emoção e esportividade, no caso o Fiat Punto T-Jet tabelado em R$ 58.300. Já se você prefere a maior comodidade do câmbio automático e não abre mão de utilizar etanol, o Ford New Fiesta é o oposto do Punto. Para você levá-lo em sua versão top de linha, a Titanium PowerShift, é necessário desembolsar R$ 55.990.

Fiat Punto T-Jet

Pensando melhor, dizer que o New Fiesta é o oposto do Punto pode não ser muito adequado, uma vez que ambos apostam no design atraente e miram o público jovem. Além disso, a estratégia comercial dos dois é similar. Posicionados como “premium” frente às demais opções de hatches compactos, eles entregam como diferenciais o acabamento melhor trabalhado e a oferta mais generosa de equipamentos, em especial envolvendo sistemas de som refinados e com grande recursos de conectividade.  

Para quem gosta de acelerar, entre essa dupla o Punto T-Jet é especial. O mérito é de seu 1.4 16V turbo, que entrega 152 cv de potência e 21,1 mkgf de torque e vai ligado ao câmbio manual de 5 marchas. Esse conjunto leva o Fiat de 0 a 100 km/h em 8s8 e permite uma retomada de 60 a 120 km/h em 11s7, segundo os testes do Carro Online. Além disso, sua posição de dirigir é caprichada e ele dá uma aula de ergonomia, duas fortes qualidades do Punto.

O motor 1.4 16V turbo é o principal destaque no Punto T-Jet

O habitáculo do New Fiesta é envolvente como o do Fiat e mostra-se muito bem resolvido. Sua “pegada”, entretanto, é outra. Com motor 1.6 16V flex, ele tem a disposição 129 cv e 16 kgfm de torque, ambos com etanol, porém seu trunfo reside na transmissão. A caixa com dupla embreagem e 6 marchas é eficiente e ágil nas trocas, além de proporcionar muito conforto para quem se vê constantemente “engarrafado” nas grandes cidades.

Um ponto positivo comum ao New Fiesta Titanium PowerShift e o Punto T-Jet é o ótimo comportamento dinâmico. Os dois são muito estáveis ao rodar e precisam ser muito provocados para os pneus perderem aderência. Nesse aspecto, vantagem para o New Fiesta que conta com os controles de estabilidade e tração de série, ambos ausentes no Punto T-Jet. Já outro ponto em comum aos hatches mostrados aqui, mas dessa vez negativo, é o pouco espaço interno, em especial para os ocupantes do banco traseiro. Eles deveriam melhorar bem nesse quesito.  

Ford New Fiesta Titanium PowerShift

A desvantagem do Fiat ocorre no pós-venda. Se para ganhar em desempenho o turbo é um aliado, na hora de cotar o seguro a coisa muda de figura. Seguindo nosso perfil padrão (homem, casado, sem filhos, 40 anos e residente na cidade de São Paulo), o valor do prêmio para o Fiat ficou em R$ 2.511, mas não são raros os casos, dependo do proprietário, em que a cifra beira os R$ 4.000. Já o valor para o New Fiesta ficou em exatos R$ 2.300. 

Continuando nesse assunto, as revisões obrigatórias para o Ford saem mais barato do que no Punto, com um total de R$ 896 contra R$ 1.072 do T-Jet levando em conta o plano de manutenção até 30.000 km. Em nossa cesta de peças (jogo de pastilha dianteiro, 4 amortecedores, filtros de ar, óleo e combustível, jogo de velas, retrovisor e farol esquerdos), o New Fiesta também foi mais econômico ao somar um gasto de R$ 1.687 ante R$ 2.062 do Fiat.

Ford New Fiesta Titanium PowerShift

Por fim, só nos resta analisar os equipamentos de série e aqui o Ford dá um salto considerável sobre o T-Jet. Apenas para citar os principais, ele traz 7 airbags (2 no Punto), os já citados controles de estabilidade e tração, sistema multimídia com comandos por voz (opcional no Fiat) e os sensores de estacionamento, chuva e luminosidade (só o de estacionamento é de série no Punto). E vale considerar que o New Fiesta considerado aqui custa R$ 2.310 a menos que o Fiat. Ambos contam com bancos de couro e, em contrapartida, só o Punto T-Jet tem a opção de receber teto solar panorâmico (opcional de R$ 4.198).

Claro que, se você é 100% esportividade ou 100% conforto, já sabe muito bem que modelo escolher, aliás não teria nem chegado até o fim deste texto. Porém, se a dúvida que apresentamos no título desta reportagem também passava pela sua cabeça, o Ford New Fiesta mostra-se, pelo menos de um ponto de vista meramente racional, a melhor opção. Ele não empolga em performance como o Punto T-Jet, mas custa menos, é mais equipado, seu custo de manutenção é inferior e, de quebra, ainda oferece uma tecnologia de transmissão das mais modernas por um preço relativamente acessível. E você, qual escolheria? 

No New Fiesta, o câmbio de dupla embreagem se destaca

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