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Comparativo Onix Plus x HB20S

Sedãs compactos com motores 1.0 turbo 3-cilindros duelam em suas versões topo de linha. Quem é o melhor?

 

Haja polêmica envolvendo esses dois, Chevrolet Onix Plus e o novo Hyundai HB20S. Seus fabricantes capricharam nos pacotes de equipamentos e os trens de força de ambos estão atualizadíssimos em questão de exigências de mercado em desempenho e consumo, mas nas redes sociais só se fala nos casos de incêndio do primeiro e o desenho pisciforme do segundo.

A CARRO foi a primeira mídia a divulgar o chamamento da GM para substituição da mangueira em “Y” da alimentação de combustível do Onix Plus, fonte de vazamentos que deixou diversos proprietários na mão. Antes, houve recall por erro de mapeamento no gerenciamento eletrônico da injeção. O problema causou, em pelo menos dois casos, a quebra do motor e consequente incêndio pela queda de óleo nas partes quentes do veículo em movimento.

Nada disso, entretanto, afetou suas vendas. Desde que surgiu nas concessionárias, o Onix Plus é o sedã mais vendido do Brasil, mantendo a média mensal de vendas de seu antecessor Prisma, em torno das 7 mil unidades. Contudo, ao fechar o historicamente fraco mês de janeiro com 8,7 mil unidades vendidas, mostra que pode ir ainda além.

Já o HB20S, apesar de ampla gama de versões com quatro combinações diferentes de trens de força, ainda não decolou: menos de 2,1 mil unidades vendidas nos primeiros 30 dias de 2020. É mera especulação atribuir esse resultado à mudança radical no desenho externo – que abdicou da semelhança com o seu bem-resolvido antecessor –, mas qualquer um sabe que o consumidor brasileiro só compra carros que considere bonitos.

Apesar do caimento do teto em estilo fastback ser uma solução muito interessante, a dianteira causa estranheza. O posicionamento dos faróis dianteiros “apoiados” sobre a (desproporcional) grade faz o conjunto imediatamente remeter a uma face – o que rendeu as comparações espirituosas com bagres e peixes afins pela internet.

Na opinião deste que vos escreve, o que mais incomoda é o fato de tanto o HB20 quanto o HB20S ficarem mais parecidos com modelos da Ford que da Hyundai. Tanto o Ford Ka quanto o (finado) New Fiesta adotam a mesma combinação de faróis sobre a grade em vez de paralelos. Quase nenhuma outra marca faz isso: ou todos os elementos são posicionados paralelamente ou se abdica de uma grade tão pronunciada.

Hyundai i20

Este é o novo Hyundai i20, que será vendido na Europa. Te lembra alguém?

Quem saber como o HB20/HB20S poderia ser melhor resolvido? Veja o carro aqui ao lado!

 

Com os pontos delicados devidamente endereçados, vamos ao que realmente interessa.

Debaixo do capô

Onix Plus Premier e HB20S Diamond Plus trazem a mesma combinação no trem de força: novíssimos motores 1.0 3-cilindros turbo, mas com diferenças importantes, atrelados a câmbio automático de 6 marchas.

O TGDI flex da Hyundai tem injeção direta de combustível. Entrega 120 cv (etanol/gasolina) a 6.000 rpm e torque máximo 17,5 kgfm (E/G) a 1.500 rpm. Apesar da potência máxima ser 10 cv menor que o motor Gamma 1.6 a etanol, o novo motor turbo o supera significativamente em prazer ao dirigir pela elasticidade. Basta pressionar levemente o acelerador para receber respostas prontas, sem retardo. Há disposição de sobra não só em baixas rotações como também nas altas. Destaque também para o novo acerto da suspensão do HB20S, mais firme e refinado que o anterior. A direção continua leve e rápida, mas parece estar mais firme em alta velocidade. As rodas de liga leve são novas, mas a medida 185/60R15 dos pneus continua a mesma.

motor Chevrolet Onix Plus Premier

Motor Chevrolet Onix Plus Premier

Já o motor Ecotec 1.0 turbo do Chevrolet, com injeção no duto convencional, tem potência máxima de 116 cv (E/G) a 5.500 rpm e 16,8/16,3 kgfm (E/G) a 2.000 rpm. Mesmo sem a injeção direta (que a versão chinesa possui), este motor atingiu números de emissões de poluentes, consumo e desempenho considerados satisfatórios pela fabricante. Além disso, segundo a GM, o sistema convencional tem manutenção mais barata.

O comportamento dinâmico do Onix Plus agrada no geral, ainda que o acerto de suspensão não supere o novo HB20S. A direção eletroassistida é rápida na medida e a rolagem da carroceria fica dentro do esperado, sem se notar intrusão excessiva dos controles de estabilidade e tração quando mais exigido.

Nas faixas de rotação mais baixas, a calibração do trem de força do Chevrolet deixa um pouco a desejar. O câmbio automático de 6 marchas demora a responder às demandas de aceleração mais repentinas. Em médias e altas rotações, o cenário é outro: o motor se mostra vivo, ágil, e o gerenciamento do câmbio “pensa menos” antes de agir. Nesse sentido, o HB20S é mais afinado, sem indecisão em baixa ou trancos em alta. Sem falar que traz borboletas para troca de marchas manuais atrás do volante, enquanto no Chevrolet há apenas uma tecla no pomo da própria alavanca, pouco prático.

motor Hyundai HB20S Diamond Plus

Motor Hyundai HB20S Diamond Plus

O Hyundai, na média, também se deu melhor em nossos testes de pista. Acelerou de zero a 100 km/h em 9s6, enquanto o adversário da General Motors marcou 10s2. Em retomadas, a disputa foi mais parelha: o Hyundai fez a prova dos 40 a 100 km/h em 7s2 (tecnicamente empatado com o Onix Plus), dos 60 a 120 km/h em 9s2 (ante 8s7 do GM) e de 80 a 120 km/h em 6s3 (0s3 pior que o Chevrolet). Já em consumo de etanol, vitória clara do Hyundai: média PECO de 11,0 km/l (8,5 km/l na cidade e 14,0 km/l em rodovia) contra 10,3 km/l do Onix Plus (8,1 km/l em perímetro urbano e 12,9 km/l no rodoviário).

(Nota: os números do Chevrolet Onix Plus Premier foram obtidos antes do recall para recalibração da injeção. Até o fechamento da matéria, a GM não nos disponibilizou uma unidade atualizada para novo teste em pista).

Equipado até os dentes

O Hyundai HB20S continua com 4,26 m de comprimento, cerca de 20 centímetros menos que o rival da GM. Ele não “saltou” de categoria na virada de geração como o Onix Plus: o coreano usa a mesma plataforma da geração anterior, em versão ampliada. São 30 mm a mais no entre-eixos e 40 mm na largura – alterações focadas no espaço interno. Os passageiros do banco traseiro ganharam 47 mm a mais no vão para as pernas, mas ainda assim o espaço está aquém do que o Onix Plus oferece. Já o porta-malas ganhou 25 litros, passando a 475 litros no total, ligeiramente maior que os 469 litros do Chevrolet.

Chevrolet Onix Plus PremierAlém do melhor espaço interno, o Onix Plus tem uma lista de equipamentos mais vasta. Desde a versão LTZ automática, já traz seis airbags, multimídia MyLink de 3ª geração e internet embarcada,  carregador de celular por indução, controle de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus e partida do motor por botão.

O painel de instrumentos voltou a ter velocímetro analógico e ganhou repetidor digital dentro do computador de bordo. Apesar do grafismo simplório, o visor fornece informações que muitos modelos mais caros não têm, como termômetro do líquido de arrefecimento.

O Onix Plus Premier tem ainda faróis tipo projetor, lanternas em LED e rodas de liga leve de 16 polegadas. O pacote opcional Premier 2 acrescenta o alerta de ponto cego, assistente de estacionamento e ar-condicionado digital. Entretanto, todo o acabamento interno é simples, com materiais plásticos rígidos, longe do refino que se espera de uma versão topo de linha. As texturas com formas geométricas melhoram a sensação visual. O ângulo de posição do volante melhorou muito em relação aos antigos Prisma e Onix (há ajuste de altura e distância), mas o descanso de pé esquerdo é muito estreito e obriga a perna a repousar em uma posição nada natural. Os bancos dianteiros têm o apoios de cabeça integrados e em ângulo para frente pouco pronunciado. Sente-se algum incômodo na nuca em viagens mais longas.

interior Hyundai HB20S Diamond PlusO HB20S Diamond Plus traz dois airbags a menos, não tem internet a bordo nem carregador por indução, porém, o bom multimídia BlueMedia vem acompanhado de duas portas USB: uma para conectividade (Android Auto e Apple CarPlay) e outra exclusiva para carregamento rápido do celular, como em um carregador ligado à tomada na parede. Nesta versão de topo, também tem monitoramento de pressão dos pneus e é o único entre os sedãs compactos a trazer a combinação entre frenagem autônoma de emergência a até 50 km/h e alerta de mudança de faixa – ambos os recursos usam uma câmera no para-brisa, sobre o retrovisor, em vez de sensores.

O sedã da marca coreana peca em alguns detalhes. Não tem nenhuma fonte de carregamento de celular para os passageiros de trás (o Onix Plus Premier tem duas portas USB voltadas ao banco traseiro). O visor digital do ar-condicionado não indica numericamente a temperatura e o painel de instrumentos não tem tantas funções quanto o do Chevrolet – e ainda preserva o botão varetado, que obriga a passar a mão atrás da alavanca do limpador de para-brisa para mudar as funções do computador de bordo.

Já a qualidade do acabamento do Hyundai de topo é indiscutível. Agrada pela forração dos bancos em couro perfurado e a qualidade dos revestimentos do painel e das portas. É convincentemente superior não só ao Onix Plus como também outros fortes concorrentes do mesmo segmento.

O maior refino do Hyundai HB20S se reflete no preço: parte de R$ 81.290, ou R$ 6.200 mais caro que o Onix Plus Premier sem opcionais e pintura sólida. No entanto, se for considerado a versão de topo da Chevrolet no pacote 2, a diferença cai pela metade. Se considerar a pintura metálica, a diferença entre eles cai mais ainda, já que a GM cobra R$ 640 a mais por isso. Pelo preço final de R$ 79.740, o Onix Plus de topo ainda está bem posicionado, mas não parece mais tão vantajoso ao bolso quanto em seu lançamento. Já os R$ 82.240 do HB20S Diamond Plus parecem ligeiramente salgados, mas o que se vê no carro de perto reflete bem o que está escrito na etiqueta.


ANÁLISE TÉCNICA

 

NOSSA AVALIAÇÃO Chevrolet Onix Plus Premier Hyundai HB20S Diamond Plus
Carroceria 84 80,5
Segurança 30 29,5
Conforto de rodagem 33 33,5
Propulsão 46 48
Comportamento 27,5 27,5
Média final 220,5 219

 

1º Chevrolet Onix Plus Premier – 220,5 pontos

Por uma diferença de apenas 1,5 ponto, o sedã da GM venceu o Hyundai HB20S de topo mais equipado em nossa avaliação técnica. As dimensões internas, os recursos do multimídia, ar-condicionado e os dois airbags a mais foram determinantes para superar as vantagens do coreano em acabamento e desempenho.

Positivo: Equipamentos de série, Multimídia, Sensação de espaço
Negativo: Impressão de qualidade, Bancos dianteiros

2º Hyundai HB20S Diamond Plus – 219 pontos

Com pacote muito próximo de seu concorrente da GM, o modelo da marca coreana igualmente satisfaz em equipamentos de série, mas tem melhor desempenho, é mais prazeroso ao dirigir pela melhor afinação de seu trem de força e supera por larga margem em acabamento. Mas o espaço interno deixa a desejar, principalmente no banco traseiro, se comparado ao adversário.

Positivo: Equipamentos de série, Desempenho, Impressão de qualidade
Negativo: Sensação de espaço

 


ANÁLISE MERCADO

 

AVALIAÇÃO MERCADO Chevrolet Onix Plus Premier Hyundai HB20S Diamond Plus
Preço básico 8,5 6,5
Preço completo 7 6,5
Consumo médio 7 8
Autonomia 5 7
Garantia 8 10
Seguro n/d n/d
Revisão 9,5 10
Desvalorização 9 10
Pintura 3,5 6,5
Média final 57,5 64,5

 

1º Hyundai HB20S Diamond Plus – 64,5 pontos

Mesmo mais caro, o sedã da marca coreana mostrou muitos atributos atrativos na hora de fechar negócio, pontuando quase sempre acima do rival. Não tem opcionais (ou seja, o preço dele “é o que é”, sem surpresas), é muito econômico para um carro automático com esse desempenho (principalmente em rodovia), a pintura é quase 40% mais barata em relação ao Onix Plus, tem revisões mais em conta e garantia de 5 anos. Por enquanto, supera o Chevrolet em desvalorização, porém, a baixa aceitação desta renovação de linha pode afetar esse item no futuro. A ver.

Positivo: Pintura, Consumo médio, Garantia
Negativo: Preço básico

2º Chevrolet Onix Plus Premier – 57,5 pontos

O modelo da General Motors foi penalizado pelas notas de desvalorização (acima dos 14%, segundo a tabela Fipe), preço final, autonomia (gasta mais e tem tanque menor) e pintura. Além disso, seus preços subiram ligeiramente após o lançamento, deixando seu posicionamento de mercado menos agressivo, ainda que vantajoso.

Positivo: Preço básico
Negativo: Preço final, pintura, desvalorização, autonomia


 

CONCLUSÃO FINAL

 

1º Hyundai HB20S Diamond Plus – 283,5 pontos

2º Chevrolet Onix Plus Premier – 278 pontos

A semelhança técnica entre os dois sedãs mostra o quanto o mercado está parelho. Contudo, fica difícil para o Onix Plus fazer frente às qualidades do renovado HB20S quando se comparam as versões topo de linha. O modelo da Hyundai justifica sua posição de mercado pelo interior mais refinado e pelo trem de força mais linear, aliando melhor desempenho a consumo de combustível mais comedido. As qualidades do Onix Plus Premier de espaço interno e conectividade são dignas de aplauso, porém, também podem ser encontradas em outras versões com pacotes simplificados e mais em conta onde, aí sim, tem potencial de sobra para superar o HB20S. Lado a lado nesta avaliação, no entanto, o Hyundai HB20S Diamond Plus é a melhor opção.

 

Fichas técnicas

DADOS DE FÁBRICA Chevrolet Onix Plus Premier Hyundai HB20S Diamond Plus
Motor Dianteiro, transversal Dianteiro, transversal
Cilindrada 999 cm³ 998 cm³
Potência 116 cv (E/G) a 5.500 rpm 120 cv (E/G) a 6.000 rpm
Torque 16,8 kgfm (E) / 16,3 (G) a
2.000 rpm
17,5 kgfm (E/G) a 1.500 rpm
Câmbio Automático de 6 marchas, GF6 Automático de 6 marchas
Suspensão (dianteira / traseira) Indep. McPherson / Eixo de torção Indep. McPherson / Eixo de torção
Pneus e rodas 195/55 R16 185/60R15
Freios (dianteira / traseira) Disco ventilado / tambor Disco ventilado / tambor
Peso (kg) 1.117 1.120
Comprimento (mm) 4.474 4.260
Largura (mm) 1.730 1.720
Altura (mm) 1.474 1.470
Entre-eixos (mm) 2.600 2.530
Porta-malas (litros) 469 475
Tanque de combustível (litros) 44 50
Preço básico R$ 75.090 R$ 81.290

 

Medições de pista

NOSSAS MEDIÇÕES Chevrolet Onix Plus Premier Hyundai HB20S Diamond Plus
Aceleração (em segundos)  
0 a 100 km/h 10,20 9,6
0 a 400 m (km/h) 17,5 (134,3) 16,8 (134)
Retomada (em segundos)  
40-100 km/h em Drive 7,06 7,17
60-120 km/h em Drive 8,7 9,16
80-120 km/h em Drive 6,3 6,57
 Frenagem (em metros)  
80-0 km/h 25,3 24,3
100-0 km/h 39,5 38,3
120-0 km/h 57,0 55,8

 

MEDIÇÕES MERCADO Chevrolet Onix Plus Premier Hyundai HB20S Diamond Plus
Consumo (em km/l)  
Cidade etanol 8,1 8,5
Rodovia etanol 12,9 14
Média PECO 10,3 11
Autonomia (km) 453,2 549
·         PREÇOS E CUSTOS
Carro testado R$ 79.740 R$ 82.240
Versão básica R$ 75.090 R$ 81.290
*Desvalorização (1 ano) 14,61% 7,88%
Garantia 3 anos 5 anos
IPVA (4%) R$ 3.003,60 R$ 3.289,6
Seguro N/D N/D
Revisões (até 30 mil km) R$ 1.312,00 R$ 1.193,77

*Fonte: FIPE

 

Fotos: Renan Senra

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