Freio a disco nas rodas dianteiras

Sistemas distintos
Todo mundo sabe que ter no carro um bom sistema de freios, calibrado e muito bem cuidado pode salvar vidas. Agora, será que você já parou para pensar como ele e seus componentes funcionam? Os freios trabalham por meio de um sistema de pistões, mangueiras flexíveis e pequenos tubos de metal, por onde circula o fluido de freio.

Ao pisar no pedal, o cilindro-mestre que vai pressurizar o fluido é acionado. É esse fluido que transmite a pressão exercida no pedal até as rodas, ativando os mecanismos para a frenagem. A maioria dos automóveis usa dois diferentes sistemas de freio: a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. Modelos mais modernos já saem de fábrica com sistema de freio a disco nas quatro rodas e ABS.

Na maioria dos carros o freio de estacionamento é de tambor

Os tipos de freio

Freio a disco
As pastilhas de freio comprimem um disco acoplado à roda, que perde velocidade devido ao atrito entre as peças.

Freio a tambor
As lonas exercem pressão contra uma superfície giratória, o tambor de freio, impulsionadas pelos cilindros de roda.

Freio de estacionamento
Freio mecânico, com um sistema de alavancas e cabos de aço, que travam as rodas traseiras por meio do freio a tambor.

Sistema de Freio Antitravamento (ABS)
Não deixa as rodas travarem, controlando a pressão do fluido e possibilitando uma freada mais equilibrada e eficiente.

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