Confira algumas dicas para cuidar do seu automóvel neste período de isolamento social
Neste período de quarentena causado pela pandemia do novo coronavírus, não é somente nós que sentimos com o isolamento social. Os nossos automóveis também sofrem com os efeitos da falta de uso e exigem cuidados adicionais, para estarem em plena forma para quando tudo isso passar. Confira algumas dicas a seguir.
Preciso desligar a bateria?
Uma bateria em bom estado é capaz de suportar tranquilamente 15 dias sem que o carro seja ligado. Mas segundo a fabricante Moura, se o veículo for ficar parado por um período maior que 20 dias, a recomendação é desconecta-la do veículo.
Quais os cuidados com os pneus?
Neste caso, não é necessário o uso de cavaletes. Mantenha-os com a calibragem máxima recomendada pelo fabricante para evitar danos por baixa pressão. Segundo a Michelin, mesmo sem rodar, é normal que o pneu perca naturalmente em torno de 1 psi por mês. Mas isso pode piorar em caso de pequenos furos ou válvulas danificadas.
Limpeza externa e interna
Antes de “hibernar” o veículo, o ideia é que se faça uma lavagem. Isso ajuda a evitar riscos na carroceria se você decidir protegê-lo com uma capa. Já no interior, o ideal é colocar aqueles desumidificadores de ambiente.
O óleo do motor precisa ser trocado?
Deixar o motor desligado por longos períodos se enquadra no que os fabricantes consideram como “uso severo” do veículo, já que o óleo se degrada com o tempo. Por via das dúvidas, a recomendação é trocar o lubrificante após o período de hibernação, mesmo que os prazos de troca ainda não tenham sido atingidos.
Freio de estacionamento
Uma prática muito utilizada em carros que ficam parados por longos períodos é deixar o freio de estacionamento solto. Isso evita a colagem das lonas ao tambor ou das pastilhas ao disco. Obviamente, não esqueça de calçar o veículo.
Revisões prorrogadas
Vários fabricantes já anunciaram mudanças na tolerância das revisões e no prazo de garantia de seus veículos devido à pandemia do novo coronavírus. Para saber se é o caso, vale entrar em contato com o serviço de atendimento do fabricante do seu carro.