Estudo mostra que 31% do total de ocorrências é por batidas na parte de trás do veículo

 

A Arteris, que faz a gestão de rodovias no Brasil, divulgou que 31% do total das 14.657 ocorrências registradas no primeiro semestre deste ano foi por conta de colisões na traseira do veículo. Segundo o estudo, as situações mais graves representaram 23% e as que causaram fatalidades foram 18%.

Para a empresa, geralmente, a colisão traseira acontece por desatenção ao volante, excesso de velocidade ou ausência da manutenção dos freios. O uso do celular também é um dos principais causadores de acidentes nas estradas geridas pela companhia.

 

Portanto, ao pegar a estrada no feriado do Dia da Independência, neste 7 de setembro, evite distrações como mexer no celular enquanto dirige, ouvir música muito alta e conversas, foque no trânsito e sempre utilize cinto de segurança em todos os passageiros.

Também respeite o limite de velocidade indicado nas placas e tenha atenção às mensagens dos painéis eletrônicos nas estradas. Para evitar colisão traseira mantenha uma distância segura do veículo da frente. Em caso de chuva ou trechos com neblina, reduza a velocidade e evite trocar de faixa. Por fim, antes de viajar faça a manutenção preventiva do carro, checando as condições dos freios, óleo, pneus, luzes, entre outros componentes.

Estradas rodovias de São Paulo foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Além do levantamento, a concessionária espera que mais de 6 milhões de veículos passem pelas estradas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro durante o feriado prolongado da Independência. 

Share This