A Audi iniciou as vendas da versão 3.0 V6 TFSI do Q5 no mercado brasileiro. Posicionado como configuração topo de linha do SUV, ele custa a partir de R$ 246 700, disputará vendas com modelos como BMW X3 xDrive28i GP (R$ 239 950) e, não por motorização, mas por faixa de preço, o Land Rover Discovery 4  com seu 3.0 SDV6 diesel (R$ 243 900).

O motor 3.0 V6 TFSI a gasolina do Q5 utiliza tecnologias como turbo, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável, conjunto que lhe permite gerar 272 cavalos de potência entre 4.780 rpm a 6.500 rpm, além de 40,8 mkgf de torque entre 2.150 rpm e 4.780 rpm, segundo a marca. Em conjunto com o sistema de tração integral quattro, o utilitário esportivo acelerou aos 100 km/h em respeitáveis 6s2 na pista de testes. Porém, tecnologias como o câmbio automático de 8 marchas e o sistema start-stop (que desliga o motor sempre que o veículo encontra-se parado) permitem ao grandalhão realizar consumo médio de 5,8 km/l em ciclo urbano e 10,1 km/l em rodovias — médias boas se levarmos em consideração seu bom desempenho e o peso total de 1.840 kg.

Mais interessante do que números de desempenho, é como o Q5 se comporta no dia a dia: a suspensão é confortável e garante equilíbrio nas mudanças de direção, os assentos dão bom apoio ao corpo, o acabamento interno é primoroso e a cabine é silenciosa. Brindando tudo isso, o trabalho do powertrain é suave. Em suma, nele motorista e passageiros se sentem acomodados na classe executiva e  ainda desfrutam da vista privilegiada oferecida pela acomodação elevada.

  Entre os principais itens de série do Q5 V6 TFSI estão revestimento interno de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, borboletas para troca de marcha, sensor de estacionamento com câmera de ré, sensor crepuscular e de chuva, faróis bi-xenon, teto solar panorâmico, sistema de entretenimento com GPS integrado e rádio com Bluetooth, ar-condicionado automático de duas zonas, rodas de aro 19”, entre outros. O utilitário ainda pode ser equipado com o kit Advanced por mais R$ 30 000, composto por chave keyless, cruise control adaptativo,  Audi Side Assist, e Audi Select Drive, além do sistema de som Bang&Olufsen (R$ 5 900). Juntos, eles elevam o preço da novidade para menos atraentes R$ 282 600.

 

Conclusão: 7,7

O Audi Q5 é uma opção interessante na sua faixa de preço: além da ampla lista de itens de série, conforto e espaço interno, o motor V6 TFSI rouba a cena com o bom desempenho. Os dois pacotes de opcionais, porém, são caros. — Márcio Murta

Share This