A Honda roubou o trono de detentora do menor tempo entre carros de tração dianteira em Nürburgring da Volkswagen. Ao menos é o que a companhia japonesa clama após a volta rápida do Civic Type R no icônico autódromo alemão. Conforme noticiou o site Carscoops, a versão mais esportiva do Civic completou o circuito em 7 minutos e 43,8 segundos, cerca de 5,5 segundos mais rápido do que o Volkswagen Golf GTI Clubsport (e quase 7 segundos mais rápido do que seu antecessor).
De acordo com a Honda, a prova foi realizada por um modelo de pré-produção do Civic Type R “tecnicamente representativo das especificações” finais do carro. Por questões de segurança, a unidade que correu em Nürburgring foi equipada com gaiola e, para compensar o acréscimo de peso, teve o banco traseiro e sistema de som removidos. A fabricante garante que as mudanças não afetaram a rigidez estrutural do veículo. Ademais, o recorde de tempo de carros de tração dianteira foi batido com pneus para corridas, mas homologados para as ruas.
“A velocidade de contorno do novo Civic Type R foi mais alta, porque o carro possui bitolas e pneus mais largos, distância entre-eixos mais longa e uma nova suspensão multibraço atrás, além de aerodinâmica otimizada”, justificou Ryuichi Kijima, chefe de desenvolvimento de chassi do modelo.
A nova geração do Civic Type R foi apresentada durante o Salão de Genebra, na Suíça. A versão é impulsionada por um motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 320 cv e 40,8 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de seis marchas.