SUV cupê deve ser equipada com motor 1.0 T200, que entrega até 130 cv
A Citroën, que está sob o guarda-chuva da Stellantis, divulgou imagens do SUV cupê Basalt Vision, que deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano sem o nome Vision, uma vez que as fotos mostram o conceito do crossover. A novidade deve compartilhar o motor 1.0 T200 de até 130 cv e deve ser produzida em Porto Real, no interior do Rio de Janeiro.
Embora tenha divulgado imagens do exterior do Citroën Basalt, a marca não mostrou o interior do modelo, que assim como o C3 hatchback e o C3 Aircross deve ter painel de instrumentos digital e ampla central multimídia com conexão com smartphone. Já do lado de fora, o Basalt traz o novo padrão visual da montadora francesa com faróis diurnos em LED ligados a grade e a logomarca da empresa, formando um “X”. Os faróis convencionais são parecidos com o C3 e C3 Aircross. Ademais, há uma ampla grade frontal bipartida, conferindo esportividade ao SUV.
Indo para traseira, o Citroën Basalt tem a coluna “C” caída como de um cupê e adota lanternas largas no formato de “C”. As rodas têm acabamento esportivo, mas não tiveram o tamanho revelado.
De volta ao estilo, é válido dizer que o Citroën Basalt é o terceiro produto do programa chamado C-Cubed, que já conta com o C3 e C3 Aircross. Também será feito sobre a plataforma CMP, tendo uma proposta similar à do “irmão” e rival Fiat Fastback.
Sob o capô, o Citroën Basalt deve ser equipado com motor T200 1.0 litro turbo de até 130 cv e 20 kgfm de torque combinado com transmissão automática do tipo CVT. Inclusive, esse propulsor da Stellantis equipa os modelos Fiat Pulse, Strada e Fastback, Peugeot 208 e o Citroën C3 Aircross.