Hatch compacto com motor 1.0 e câmbio manual oferece economia de combustível e bom espaço interno

O mercado de carros populares brasileiro está cada dia mais restrito com poucas opções como o Mobi com preço inicial de R$ 74,9 mil e o Kwid com valor a partir de R$ 74,5 mil. Eu sei, leitor, os valores são elevados para veículos de entrada, só que esse é um outro debate. Todavia, o C3 Live, que é a configuração básica do modelo, tem atributos que podem ser um diferencial, em relação aos carros da Fiat e da Renault, uma vez que o Citroën é um hatch compacto com motor 1.0 e câmbio manual oferece economia de combustível e bom espaço interno. Já o preço fica na casa dos R$ 77,5 mil, que com promoção pode sair por R$ 72,1 mil. Claro, para saber se realmente o Citroën C3 Live é uma alternativa ao Mobi e Kwid testamos por uma semana o compacto, seja no trânsito ou na estrada.

 

O mercado de carros populares no Brasil tem se tornado cada vez mais restrito, com poucas opções como o Mobi, com preço inicial de R$ 74,9 mil, e o Kwid, a partir de R$ 74,5 mil. Esses valores, embora elevados para veículos de entrada, são um reflexo da realidade atual do mercado automotivo brasileiro, o que é um outro debate. Isto posto, o Citroën C3 Live, configuração básica do modelo, pode ser uma alternativa interessante ao modelo da Fiat e da Renault, uma vez que conta com motor 1.0 aspirado, câmbio manual, economia de combustível e bom espaço interno, esse último atributo não tem no Mobi e no Kwid.

Com preço de R$ 77,5 mil, o C3 Live pode ser encontrado por R$ 72,1 mil em promoções. Para entender melhor se o Citroën C3 Live é realmente uma opção viável em comparação com os concorrentes, testamos o modelo por uma semana, tanto no trânsito urbano quanto em estrada.

 

O C3 básico

O Citroën C3 Live 2024 oferece as características típicas de um carro de entrada: preço competitivo, motor eficiente e um nível básico de equipamentos.

Com visual sem grandes alterações desde seu lançamento em 2022, o C3 Live tem um para-choque de plástico, maçanetas e retrovisores sem pintura, rodas de aço aro 15 com calotas e interior simplificado, visando um custo mais baixo. Não há detalhes como acabamentos cromados ou diferenciais no painel, o que mantém o foco no custo-benefício.

O modelo vem equipado com o motor 1.0 Firefly, três cilindros flex, oferecendo 71/75 cv e 10 kgfm de torque máximo. Combinado ao câmbio manual de cinco marchas, o C3 aproveita bem o motor para uso urbano, garantindo economia de combustível, embora sua altura do solo de 18 cm contribua para um comportamento mais alto nas curvas. Com isso, a suspensão proporciona boa performance em terrenos irregulares, como buracos e valetas.

Com 3,99 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,56 m de altura e 2,54 m de entre-eixos, o C3 é compacto por fora, mas oferece bom espaço interno. A versão de entrada traz itens essenciais como ar-condicionado manual, direção elétrica, ponto de carga de celular e bancos em tecido. A multimídia é opcional, e o modelo não conta com sensor ou câmera de ré. Vale destacar que a central multimídia funciona bem e conecta o Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

 

No dia a dia

 

Em testes realizados com etanol, o C3 atingiu uma média de 11,8 km/l na cidade e 16 km/l em estrada a 100 km/h. O modelo até que vai bem depois de atingir os 100 km/h, só que até chegar nessa velocidade é preciso ter paciência com o motor aspirado.

Todavia, como esperado em carros de entrada, há algumas economias, como a chave simples e retrovisores ajustáveis manualmente. A área envidraçada ampla lembra o design do Fiat Uno, só que o painel digital compacto ainda oferece funcionalidades úteis, como indicador de temperatura do motor, faltando apenas um conta-giros.

Vale a pena?

Com preço inicial de R$ 77,5 mil, porém, pode ser encontrado por R$ 72,1 mil, o C3 Live se coloca no mesmo patamar de preço dos modelos de entrada da Renault e Fiat. Sua principal vantagem é o espaço interno, uma característica rara no segmento de carros mais baratos. Para quem busca um veículo com mecânica confiável e boa relação custo-benefício, o veículo da Citroën é uma opção a ser considerada na escolha de um carro de entrada ou para famílias com orçamento restrito.

 

Share This