Citroën C3 e Citroën Aircross 2017

C4 Cactus passa a ser o único veículo de passeio da marca à venda por aqui; sucessor do C3 chegará no segundo semestre

 

 

A Citroën atualizou o site oficial da marca no Brasil, onde não constam mais os modelos C3, Aircross e C4 Lounge. Os dois primeiros já não eram mais fabricados em Porto Real (RJ) desde o ano passado, enquanto o sedã argentino ainda possuía estoque remanescente da linha 2019. Com isso, o único veículo de passeio da fabricante à venda no Brasil passa a ser o C4 Cactus, com preço inicial de R$ 96.490.

O C3 será substituído por um novo hatch compacto, com lançamento confirmado para o segundo semestre. O modelo inédito possui desenvolvimento em parceria com a Índia e será feito na plataforma modular CMP, a mesma do novo Peugeot 208.

Ao contrário do hatch da marca do leão, que passou a ser feito na Argentina, o novo Citroën será nacional, com produção em Porto Real. Além dele, a nova plataforma dará origem a um SUV para suceder o Aircross e a um inédito sedã compacto, com lançamentos para 2022 e 2023, respectivamente. Além do C4 Cactus, a Citroën continua a comercializar os modelos da linha comercial, composta pelos furgões Jumpy e Jumper.

Histórico de C3, Aircross e C4 Lounge

A segunda geração do C3 estreou no Brasil em 2012. Utilizando a mesma plataforma PF1 do antecessor, o hatch trouxe inovações para o segmento, como o para-brisa panorâmico Zenith, luzes de rodagem diurna em LED e tela multimídia com sistema de navegação GPS. À época, tinha opções de motores 1.5 e 1.6 flex, com câmbios manual de cinco marchas e automático de quatro posições.

Em 2016, o C3 recebia o inédito motor 1.2 Puretech flex, de três cilindros, o que tornava o hatch o modelo a combustão mais econômico do Brasil, segundo o Inmetro. No ano seguinte, 2017, o C3 ganhava nova atualização mecânica, com a estreia do câmbio automático de seis marchas fornecido pela japonesa Aisin.

Em 2018, o C3 estreava a versão Urban Trail, com teto na cor preta e molduras plásticas ao redor das caixas de roda. Apesar disso, em 9 anos de mercado, o C3 não recebeu nenhuma mudança no visual, mantendo os mesmos desenhos de para-choques, grade, faróis, rodas e lanternas desde 2012.

Já o Aircross, lançado em 2010 como C3 Aircross, tinha como base o monovolume C3 Picasso, apresentado no Brasil no ano seguinte. O modelo trazia roupagem aventureira, com direito a molduras plásticas ao redor das caixas de roda, rack de teto e até estepe na tampa do porta-malas. Em 2015, o Aircross recebeu a primeira e única reestilização, com faróis mais afilados, luzes de rodagem diurna em LED e versão sem o estepe externo.

Sucessor do C4 Pallas, o C4 Lounge chegou ao Brasil em 2013, com opções de motores 2.0 flex e 1.6 THP a gasolina. No ano seguinte, o sedã recebia o motor 1.6 THP flex. A reestilização chegou em 2018, quando o três-volumes passou a ser vendido exclusivamente com motorização turbo.

Fotos: Arquivo

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