motor do Citroën Basalt deverá ser o 1.0 T200 de até 130cv
A Citroën revelou hoje o terceiro produto do projeto C-Cubed que já deu origem ao C3 e C3 Aircross e seu nome será Basalt. A confirmação coloca fim às especulações do nome C3 X e a estreia do carro será feita de forma simultânea com o mercado indiano tal qual foi feito com o C3 Aircross ano passado.
Feito sobre a plataforma CMP ele deverá ter linguagem própria de SUV Cupê, proposta similar à do Fiat Fastback. A novidade deverá enfrentar sedas compactos tradicionais como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus.
As linhas do carro terão uma carroceria mais elevada propondo ser uma mistura entre sedã e SUV compacto. Isso fica evidente na única imagem oficial com linhas bem prolongadas, lanterna que invade a lateral e um recorte inspirado no C4 X. O carro já vem sendo flagrado no Brasil há mais de um ano e meio porém a camuflagem esconde por completo os volumes e proporções da traseira.
O motor do Citroën Basalt deverá ser o 1.0 T200 de 125/130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio automático do tipo CVT. Assim como o C3 Aircross, não deverá vir com motor 1.0 aspirado Firefly ou o velho 1.6 aspirado EC5 que está prestes a sair de linha na marca Citroën e Peugeot. O lançamento ao vivo deve ser feito dia 27 porém o Basalt deve chegar apenas no segundo semestre ao mercado nacional com produção concentrada em porto Real/RJ.