Em caso de chuva intensa chegando o ideal é buscar um local mais alto para estacionar

dirigir na chuva

Grande parte das cidades do país não está preparada para receber as fortes chuvas de verão que vieram de forma mais intensa esse ano. No trânsito, o correto é esperar dentro do carro ou sair do veículo em busca de um abrigo coberto?

Catalisadores necessitam de atenção especial em dias de chuva - Foto: divulgação/umicore

Primeiro é preciso entender o conceito da física. Os veículos funcionam como anteparo aos raios sendo mais seguro permanecer dentro do veículo para evitar acidentes.

Dirigir na chuva

Em caso de chuva intensa chegando o ideal é buscar um local mais alto para estacionar, desligar o carro e aguardar que a chuva se disperse longe de cercas, antes ou linhas de transmissão. E engana-se quem pensa que são os pneus que isolam uma eventual descarga elétrica. É a estrutura do carro que protege contra a energia funcionando como uma “gaiola” que dispersa o raio.

Neste caso é importante desligar o carro, fechar as janelas e desligar luzes e, também, rádio ou multimídia. Também não se deve tocar em partes metálicas que possam estar energizadas.

Chuvas de verão: veja como manter as palhetas em dia

Se um raio atingir o veículo é improvável que alguém se machuque, pois, a energia elétrica irá se dispersar. Mas caso isso ocorra, espere alguns minutos antes de sair do veículo por precaução. Existem vídeos na internet de carros incendidos após um raio, mas isso além de improvável ocorre apenas porque a descarga elétrica atingiu o sistema de energia do veículo. E sim a descarga pode levar um veículo à perda total, mas os seres humanos estão mais protegidos dentro de um automóvel.

Share This