ZF Superbanner - 13.08-13.11

A Volkswagen fez uma avant première de seis modelos que farão parte das novidades da marca no Salão do Automóvel. Como definiu o diretor de design, Luís Veiga, “são os primeiros bombons da Volkswagen para o evento”. Mas, apesar da presença do conceito Fox Pepper, a versão apimentada do compacto, os chocolates não eram dos mais fortes, o que faz antever que a fabricante deixou as grandes atrações para quando a exposição abrir suas portas ao público, dia 30 de outubro. 

A caixa de bombons tinha Jetta, SpaceFox, Space Cross, Saveiro Surf, Fox Pepper e Amarok Dark Label (anunciado, mas ausente). Desde o lançamento do Fox, em 2003, já falava-se da versão Pepper que, como o nome sugere, seria a mais esportiva do modelo. Demorou, mas chegou. O Peper recebeu motor 1.6 MSI de 120 cv e 4 válvulas por cilindro e câmbio manual de 6 marchas. Segundo a VW, acelera de 0 a 100 km/h em 9s8 (com etanol) e chega a 189 km/h. 

Na parte dianteira, o para-choque é mais robusto, a grade tem formato de colmeia com um friso vermelho  e a máscara do farol está mais escurecida. Na traseira, a ponteira de escapamento é dupla. O desenho de uma pimenta estilizada foi aplicada na lateral do modelo. O teto é preto só na carroceria vermelha. O carrinho apimentado será produzido na fábrica da Volks em São Bernardo do Campo (SP), assim como o novo Jetta.

Aliás, em sua apresentação, o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, reforçou que o sedã será nacional, com fabricação na cidade do ABC paulista a partir do primeiro semestre de 2015. Mas fez uma ressalva: “Algumas versões continuarão vindo do México”. Depois do up! (Taubaté) e do Golf (que será feito em São José dos Pinhais – PR), o Jetta é o terceiro modelo global da marca a ganhar nacionalidade brasileira. 

Na linha station, os representantes são o SpaceFox e o SpaceCross (com suspensão mais elevada), que ganharam um “tapa” no visual. Os dois possuem o motor 1.6 MSI de até 120 cv de potência. Já a Saveiro Surf é oferecida com cabine simples e com rodas de liga leve de 15″. Por fim, a picape média Amarok Darl Label apresenta um design em que predominam elementos em preto fosco, como santantônio, estribos laterais, maçanetas, capa dos retrovisores e para-choque traseiro. O câmbio é automático de 8 velocidades, com tração permanente 4Motion. 

Share This